Banca de DEFESA: RAFAEL ARAÚJO DA SILVA

DISCENTE : RAFAEL ARAÚJO DA SILVA
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Plataforma de Webconferência

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA SE PENSAR A DEMOCRACIA

Criança; Participação; Infância; Educação Infantil; Democracia.

A invisibilidade cívica das crianças persiste nos tempos atuais e os ambientes da educação infantil não se furtam desta realidade. Discutir o direito de participação das crianças se faz necessário para romper o paradigma do silenciamento deste grupo social. Esse contexto se agrava em momento da crise provocado pela pandemia da COVID-19, por meio da qual uma série de medidas foram tomadas, modificando radicalmente a vida de todos, inclusive a das crianças e o cotidiano da educação infantil. Diante de tal panorama, a pesquisa intitulada “A participação das crianças no retorno das aulas presenciais da Educação Infantil: elementos para se pensar a democracia” teve como objetivo analisar de que formas ocorre a participação das crianças no retorno das aulas presenciais em uma instituição de Educação Infantil em meio ao período pandêmico. Para desenvolver a pesquisa, o arcabouço teórico foram os estudos sobre Democracia e Participação de autores como Comparato (2010), Bobbio (2000), Hart (1992), a Sociologia da Infância com autores como Sarmento (2007), Fernandes (2005) e Campos e Fernandes (2012), a Pedagogia da Infância, com autores como Oliveira-Formosinho (2007), a proposta de Reggio Emília, Edwards, Forman e Gandini (1999), Louro (2014) e Lino (2013), e da Escola Moderna, Niza (1998) e Bohac (2014). A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, com inspiração na Etnografia e nas pesquisas com crianças, dos quais foram referências Sarmento e Pinto (1997), Demartini (2002) e Kramer (2007). Os procedimentos metodológicos contaram também com análise de documentos referentes a Educação Infantil do município de Currais Novos – RN, foram eles: Plano Municipal da Educação (2015 – 2025), Projeto Político Pedagógico da instituição de Educação Infantil investigada, e o Diário escolar da professora titular da turma. As crianças investigadas tinham a faixaetária de 5 anos de idade, residiam no município de Currais Novos/RN, e estavam no nível V da Educação Infantil. A pesquisa in loco ocorreu no segundo semestre do ano de 2021, quando as aulas estavam retornando no formato presencial após um longo período de sua suspensão, com a realização de observações, entrevistas com as crianças e seus responsáveis e entrevista com uma representante da Secretária Municipal de Educação da cidade de Currais Novos/RN. Como resultado do entrelaçamento entre teoria e empiria, elaboraram-se três categorias analíticas intituladas: 1) Instituição de Educação Infantil como agente fomentador da participação das crianças; 2) Participação das crianças: interação e subversão; e 3) Não participação das crianças em uma Instituição de Educação Infantil. Como resultados, foi possível evidenciar que existe um prisma participativo da criança, no qual quanto mais distante as crianças estão dos centros de decisões, como a Secretária Municipal de Educação, menor são as suas possibilidades de participar e menor é o seu poder de influenciar nas decisões. Em contrapartida, quanto mais próximo as crianças estão das instâncias decisórias, maior é a possibilidade delas participarem de alguma forma da tomada de decisão, seja pela interação ou subversão. Além disso, foi possível verificar que ainda são muitas as situações no âmbito da Educação Infantil das quais as crianças não participam, prevalecendo atitudes de silenciamento da criança por parte do adulto (intencionalmente ou não) como prática natural e até institucionalizada.

Presidente - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE