Banca de DEFESA: JULIE IDALIA ARAUJO MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIE IDALIA ARAUJO MACEDO
DATA : 05/09/2022
LOCAL: Webconferência

Tapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográfico

Memórias. (Auto)biografia. Narrativas. Escola. Educação.

Esta tese foi realizada com o propósito central de tecer, uma tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), permeada pela complementaridade dos relatos narrativos (auto)biográficos, evidenciando o significado histórico-cultural e os enlaces interdisciplinares e transdisciplinares desse espaço educativo. A pesquisa aqui relatada foi constituída a partir da abordagem qualitativa (GONZÁLEZ, 2020), através de uma investigação narrativa de cunho (auto)biográfico (NÓVOA, FINGER, 2010; FERARROTI, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2011, 2012; BRUNER, 2002; LAROSSA, 2002; PASSEGGI, 2008), realizada sob orientação da perspectiva fenomenológicahermenêutica (GONZÁLEZ, 2021; FOUCAULT, 2005; GONZÁLEZ, VILLEGAS, 2009; BICUDO, 1997; 1999; 2005; MERLEAU-PONTY,1994). No percurso da pesquisa recorri à três tramas: testemunhal (relato (auto)biográfico), documental (bibliográfica e documentos oficiais) e empírica (entrevistas narrativas). Ao trabalhar com metodologia e tramas dessa natureza, reconheço o caráter multifacetado e complexo da realidade social construída por pessoas que se modificam e transformam a sociedade. Dos desdobramentos das análises empreendidas acerca dos relatos narrativos (auto)biográficos, emergiram marcadores convergentes de regularidades polifônicas, reunidos em 5 (cinco) eixos: a) Polifônica ECT em sua trajetória; b) Entre(fios) das áreas do conhecimento; c) Fiando saberes matemáticos; d) Elaboração dos fios da docência e; e) De(fios) desfeitos, nós (re)criados. O conjunto de relatos narrativos, das costuras de si e dos fios polifônicos expressos nos eixos, evidenciam o significado histórico-cultural da ECT/UFRN, para suas respectivas vidas e para a sociedade em geral, enquanto espaço educativo, formador de profissionais e lugar de exercício profissional. Além disso, os relatos conduzem às reflexões acerca dos diálogos entre as áreas do conhecimento no âmbito da referida Escola. A partir da tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia, constituída no percurso da pesquisa, espero ter contribuído de alguma forma com as reflexões em torno das pesquisas realizadas dentro da abordagem qualitativa, de natureza narrativa, enriquecendo referenciais que fortaleçam o uso dos relatos narrativos (auto)biográficos como fonte e método de pesquisa com sujeitos biográficos, que narram e refletem acerca das suas instituições educativas e das suas próprias experiências educacionais e assim colaboram com suas percepções para o processamento de melhorias na educação brasileira.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - DOUGLAS DA SILVA TINTI - UFOP