Banca de DEFESA: BERGSON PEREIRA UTTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BERGSON PEREIRA UTTA
DATA : 12/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma de webconferência
TÍTULO:

CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES ENCANTADORES


PALAVRAS-CHAVES:

Docentes encantadores. Identidade profissional. Constituição do conhecimento. Sensibilidade. Prática educativa.


PÁGINAS: 324
RESUMO:

Esta pesquisa visa identificar as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos Docentes Encantadores tomando como foco as experiências vivenciadas por docentes na universidade. Duas compreensões foram fundamentais neste estudo: o encantamento pertinente à docência e a constituição do conhecimento. A primeira relaciona-se com a prática diária desses docentes que, conseguindo atrair, envolver e estimular os discentes para seu futuro exercício profissional, contribuem para a autoestima, o autoconhecimento, a valorização de expressões afetivas, o incentivo a criatividade e ao desenvolvimento de competências nos sujeitos aprendentes, a fim de fortalecer sua identidade como docentes, para que entendam sua atividade profissional como uma carreira. Que para alcançar a segunda, será necessário desenvolver um olhar intencional quanto ao que chega por meio da linguagem expressa pelos indivíduos e/ou os grupos, sobre a cultura que vai sendo tecida, tornando-se promotora da historicidade do mundo-vida, entrelaçado por camadas de sentido. Este conhecimento que vai se constituindo, vai fortalecendo a identidade profissional dos docentes encantadores e resvalando no agora, no instante de cada ato, prenunciando ações mais intencionais, de forma contínua, recordando o passado a fim de melhorar o presente e o futuro. A postura encantadora de um docente, requer variadas dimensões entrelaçadas à identidade profissional, aspectos que identifiquei junto aos sujeitos significantes desta pesquisa. Nesse caminho, vários estudiosos - como corredores em uma corrida – somaram comigo, possibilitando muitos entendimentos, a saber: (1) sobre a relação experiências/encantamento/pedagogias – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987), Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) e Chalita (2005); (2) a constituição do conhecimento – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) acerca da profissão docente e a identidade profissional – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) e Gimeno Sácristan (1995). Após entrevista narrativa com os sujeitos significativos (docentes encantadores) oriundos do campus da Universidade Federal do Maranhão da cidade de São Bernardo-MA, a partir de uma concepção sensível e interesseira desse fazer docente, me debruçarei sob o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com vistas à compreensão sobre as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos docentes encantadores, tendo o apoio de autores como Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a e 2016), Passeggi (2006) e Bolívar, Domingo & Fernández (2001). Após imersão arqueológica e contemplação hermenêutica, foi possível constatar que a docência encantadora tem muitas dimensões, nesta tese tendo alçado seis delas, mas que não são exclusivas, mas atinentes ao olhar dos sujeitos significativos que dela fizeram parte, no movimento que se deu no agora de cada um, entrelaçado no fluxo das vivências.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM - UFMA
Externa à Instituição - CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD - ULBRA
Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Presidente - 3007926 - FREDY ENRIQUE GONZALEZ
Interna - 3059280 - HALANA GARCEZ BOROWSKY
Externa à Instituição - REGINA DA SILVA PINA NEVES - UnB
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 23:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao