Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS DO NASCIMENTO
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Plataforma de webconferência

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA JUNTO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA

Educação Física Escolar Inclusiva. Práticas Corporais de Aventura na Natureza. Deficiência. Inclusão.

As práticas corporais de aventura na natureza, de forma geral em nosso país têm conquistado a cada ano novos adeptos e apresentado diferentes expressões de manifestações corporais. O presente trabalho traz como enfoque uma proposta pedagógica com as práticas corporais de aventura na natureza como unidade temática da Educação Física escolar numa perspectiva inclusiva. O objetivo geral desse estudo é apresentar uma proposta pedagógica para a Educação Física escolar, com o conteúdo práticas corporais de aventura na natureza, numa perspectiva inclusiva. E como objetivos específicos propomos: a) descrever procedimentos pedagógicos com práticas corporais de aventura na natureza aplicadas a pessoas com deficiência; b) promover o ambiente natural na comunidade Pitangui/RN através da proposta pedagógica elaborada de práticas corporais de aventura, como espaço propício para realização de aulas inclusivas. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, a fim de realizar um levantamento de conteúdo do estudo direto com a realidade pesquisada, obtendo grande quantidade de dados em curto espaço de tempo. Entende-se, que esse trabalho ampliou de maneira crítica a diversificação de conteúdos na Educação Física Escolar através da elaboração de uma proposta pedagógica valorizando o contexto escolar inclusivo, dando possibilidades do professor trabalhar com as práticas corporais de aventura na natureza com enfoque no aluno com deficiência. Nesse sentindo, constatamos ser real que pessoas com deficiência possam participar de tais aventuras, nos mostrando maneiras de refletirmos e desenvolvermos ações que fomentem discussões sobre a Educação Física Inclusiva.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - UFRNExterno ao Programa - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO - UFRNExterna à Instituição - GRACIELE MASSOLI RODRIGUES - USJT
Externa à Instituição - MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 20:35