Banca de DEFESA: JOÃO PEDRO ARAÚJO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PEDRO ARAÚJO DE SOUSA
DATA : 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Multimeios 01 - Centro de Educação
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DOCÊNCIA PARA LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TEATRO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores; Docência; Currículo e Representações Sociais.


PÁGINAS: 267
RESUMO:

A formação de professores, enquanto política pública de educação, vem se mostrando um grande desafio para o Estado brasileiro nas últimas décadas. Sem dúvidas, os anos das décadas de 2000 e 2010 mostraram saltos significativos quanto ao financiamento e implementação de políticas de formação, com destaque para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada, resolução nº 2 de 01 de julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação, assim como, a Lei 13.005/2014 que institui o Plano Nacional de Educação, em especial em suas metas 15 e 16 que versam sobre a formação inicial e continuada de professores, respectivamente. Conforme nos destaca Moura e Filho (2017), orquestrou-se um golpe jurídico/parlamentar/midiático com vista a derrubar a presidente eleita Dilma Rousseff e instalar no país outras concepções políticas vinculadas às perspectivas neoliberais. Mediante esse cenário, coadunando com as pesquisas anteriores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais e Educação, nos indagamos sobre as representações sociais a respeito da docência para os licenciandos dos cursos de Ciências Sociais e de Teatro da UFRN. O estudo das representações sociais se faz necessário dentro do contexto da educação, em especial no processo de formação de professores, pois, estas, se constituem em conhecimentos construídos coletivamente que direcionam comportamentos e ações dos indivíduos (MOSCOVICI, 2012). Partindo do entendimento de que a formação nas licenciaturas são construções coletivas entre agentes sociais que a compõem, a compreensão a respeito de como esses saberes relativos à própria profissão e suas práticas laborais, se torna essencial para percebermos como ocorrem os processos de formação desses futuros professores. Destarte, temos como objetivo principal compreender as representações sociais sobre a docência para esses estudantes, e, temos como objetivos específicos, entender os seus contextos formativos; identificar quais são as suas compreensões a respeito da profissão em formação e perceber como os processos conjunturais contribuem na construção de representações sociais sobre a docência. Para chegarmos aos objetivos, trilhamos o percurso metodológico com base em Sá (1998), para construção do objeto de pesquisa na TRS; Wagner (2000), para a construção sócio genética das representações sociais; e Arruda (2005), para interpretação e análise dos dados construídos. Dessa forma, após a análise e interpretação dos dados percebemos construções representacionais dos licenciandos sobre a docência, que versam a dois elementos principais: heroísmo, visão na qual o professor deve superar toda e qualquer dificuldade para exercer sua atividade; e desvalorização, quando apresentam percepções que, tanto a atividade profissional como as especificidades de atuação das disciplinas, encontram-se em condições precárias e desgastantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Externa ao Programa - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA - nullInterna - ***.248.414-** - DANTE HENRIQUE MOURA - null
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externa à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Externa à Instituição - SILVIA REGINA PEREIRA DE MENDONCA - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 14:58
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