Banca de DEFESA: POLIANA LOPES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA LOPES DA COSTA
DATA : 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios 1 - Centro de Educação
TÍTULO:

O MOVIMENTO TERRA PLANA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK (1896 – 1961)


PALAVRAS-CHAVES:

movimento terraplanista; Ludwik Fleck; estilo de pensamento; coletivo de pensamento; ensino de ciências.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

A Terra é plana, o homem nunca foi à Lua e o Sol gira sobre a Terra. Essas são algumas afirmativas que encontramos no movimento Terra plana, que ganhou destaque nos últimos anos para além das bolhas das redes sociais. Enquanto professores de ciências, as ideias defendidas pelo movimento terraplanista causam curiosidade e preocupação. Este trabalho busca investigar o movimento Terra plana a partir da epistemologia de Ludwik Fleck, como forma de contribuir para o ensino de ciências. Para conhecer o movimento Terra plana, nos debruçamos no material disponibilizado no site oficial da Flat Earth Society, que reúne "provas" da Terra plana conduzidas por terraplanistas de todo o mundo. Para analisar esse material, utilizamos alguns conceitos trabalhados por Fleck (2010) em sua obra Gênese e desenvolvimento de um fato científico, publicada em 1935. Os dados foram agrupados de modo a caracterizar o estilo de pensamento da Flat Earth Society, descrevendo seus métodos, explicações, julgamentos evidentes e sua linguagem específica. Já o coletivo de pensamento foi caracterizado por seu círculo esotérico e exotérico, dispositivos legais e costumários e formas de disseminação do conhecimento. Encontramos um grande volume de conteúdos abordados pela Flat Earth Society, abarcando diferentes áreas do conhecimento, como física, geografia, topografia, astronomia, tecnologia e outras. Diversos temas tratados pela Flat Earth Society possuem relação direta com a ciência e muitas de suas explicações fazem uso de termos científicos, mas com significados diferentes, ou são permeadas por contra argumentações ao formato esférico. Procurando expor como a ciência explica alguns dos fenômenos tratados pela Flat Earth Society, selecionamos as evidências para o formato esférico da Terra e seus movimentos que são apresentadas em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020 para o ensino fundamental. A partir disso, e das contribuições epistemológicas fleckianas, identificamos diferenças e semelhanças entre o conhecimento acerca da Terra plana e o conhecimento científico, entendendo que, por se tratar de coletivos de pensamento diferentes, cada um é permeado por seu estilo de pensar e interpretar os fenômenos. Por fim, refletimos sobre as implicações para o ensino de ciências a partir da questão: o que aprender com o movimento Terra plana para discutir e ensinar ciências e sobre ciências?


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA - PUCRS
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externa ao Programa - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY - nullExterna à Instituição - CRISTINA LEITE - USP
Externa ao Programa - 1357301 - FLAVIA POLATI FERREIRA - null
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao