Banca de DEFESA: ISABELLA CECILIA REIS SOARES DE MARIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLA CECILIA REIS SOARES DE MARIA
DATA : 19/06/2022
LOCAL: Webconferência

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NATAL: PROPOSTA DE GESTÃO, ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Alfabetização; Ciclo de Alfabetização; Gestão, Organização e Sistematização do Ciclo de Alfabetização

A (não) alfabetização das crianças na idade certa das redes públicas de ensino apresenta-se como um grave e persistente problema a ser enfrentado pelo conjunto da sociedade, em especial pelo poder público, pois consiste em um dos direitos fundamentais a serem assegurados a todo ser humano. Os pressupostos teóricos, Magda Soares (2000/2003/2004/2020), Mortatti (2000/2004/2006/2010), Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (2001/2011), Gil (2005), Lück (2009), Tezani (2010), Cavalcanti (2014), ARANDA, (2013), dentre outros, assumem que o Ciclo de Alfabetização requer o desenvolvimento de um conjunto de ações pedagógicas, administrativas, bem como um repertório de conhecimentos e saberes específicos sobre o que e como ensinar as competências e habilidades necessárias, para que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabética no contexto do letramento. Partindo dessa premissa e do contexto inerente ao Município de Natal, o presente estudo objetiva desenvolver uma Proposta de Gestão, Organização e Sistematização do Ciclo de Alfabetização para a rede municipal de ensino de Natal. Para tanto, alguns objetivos específicos foram delimitados: Descrever sobre a importância e as especificidades do Ciclo de Alfabetização que geram necessidade de gestão, organização e sistematização diferenciadas; Desvelar as especificidades do Ciclo de Alfabetização no Sistema Educativo Brasileiro, especialmente, no município de Natal; Analisar, a partir dos microdados do INEP, aspectos das escolas, dos gestores, dos professores e dos estudantes das escolas que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Natal/RN; Categorizar e analisar atividades desenvolvidas por escolas que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Natal; Sistematizar pedagógica e metodologicamente um documento norteador da Gestão, Organização e Sistematização do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Natal. Elegemos como objeto do estudo as 48 escolas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental e que participaram das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos, Anísio Teixeira (INEP), entre 2005 e 2019. Fizemos uso da base de dados do INEP, por meio dos microdados das escolas elegidas conforme solicitação e consentimento do INEP.

Externa ao Programa - ***.647.914-** - ADRIANA VALÉRIA SANTOS DINIZ - UFPB
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO