Banca de DEFESA: MILENA PAULA CABRAL DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA PAULA CABRAL DE OLIVEIRA
DATA : 26/05/2022
LOCAL: Webconferência - Google Meet

Sentidos de participantes sobre a formação para professores da educação infantil no contexto do PNAIC/RN (2017/2018)

Vulnerabilidades na Educação, Avaliação; Desempenho Escolar; Predição do Insucesso Escolar

A educação é essencial para a evolução da sociedade do conhecimento e fundamental para os avanços sociais, histórico-culturais, políticos, econômicofinanceiros e tecnológicos de uma nação. É pela comunhão dessas múltiplas dimensões que se constrói uma sociedade mais democrática, justa, humana e solidária, instrumentos primordiais para o desenvolvimento da autonomia e da criticidade do sujeito cidadão. Nessa perspectiva, buscar identificar os fatores multidimensionais que podem influenciar no desempenho escolar do estudante ao longo do seu percurso escolar torna-se uma relevante premissa assumida por essa tese. É possível compreender que o estudante pode estar vulnerável em diferentes perspectivas que repercutem na sua trajetória escolar. Identificar essas vulnerabilidades e, a partir delas, identificar, com rigor científico a sua repercussão é o que julgamos ser uma contribuição para a predição do (in)sucesso escolar. A presente tese tem como objetivo desenvolver um modelo estatístico que auxilie na predição do (in)sucesso e do desempenho escolar de estudantes do ensino regular da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram analisados os dados do Censo Demográfico 2010, do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional – SIMAIS/RN, do SIGEduc – Sistema Integrado de Gestão da Educação do RN, além de dados dos diários dos estudantes matriculados nas escolas estaduais no período 2013 a 2019. Essa mineração de dados permite identificar vulnerabilidades multidimensionais que influenciam no desempenho escolar dos estudantes, possibilitando por meio de um modelo estatístico, a predição do (in)sucesso em múltiplas perspectivas. Para análise dessas dimensões e tipificações utilizou-se análise descritiva, o teste de independência, estatística espacial, análise de clusters e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados apontam que menos de 12% dos estudantes conseguiram cumprir a trajetória escolar obrigatória esperada, iniciando o 7º ano do Ensino Fundamental (EF) em 2013 e concluindo a 3ª série do Ensino Médio (EM) em 2019; em média, apenas 42% dos estudantes conseguem concluir o EF II (9º ano) e ingressar no 1º ano do EM sem reprovação; as condições territoriais dos domicílios dos estudantes influenciam no insucesso escolar; apenas 3,9% dos estudantes obtiveram padrão de proficiência avançado entre aqueles do 5º e 9º ano (EF) e 3ª série do EM; nenhum dos 167 municípios do RN possuem mais de 50% dos domicílios com computadores com acesso à internet, o que demonstra o elevado nível de vulnerabilidade digital; em média, 40% dos estudantes do ensino regular da rede estadual são beneficiados com programas sociais do governo federal; municípios do Seridó e Alto Oeste possuem, de forma concomitante, as melhores condições territoriais e níveis de padrões avançados de proficiência, o que significa que os estudantes conseguiram atingir um patamar considerado essencial para sua etapa de escolaridade, exigindo novos estímulos. Esses resultados georeferenciados serão produtos que ganharão maior dinamicidade ao serem integrados às plataformas potencializadoras de inovações a SGeol-Educ/IMD/UFRN e SIGEduc/SEEC/RN.

Externa à Instituição - MARIA TERESA JACINTO SARMENTO PEREIRA
Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA CARVALHO