Banca de DEFESA: ALINE DE MEDEIROS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DE MEDEIROS FERNANDES
DATA : 28/03/2022
LOCAL: Webconferência

Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público

Magistério feminino. Escolas rurais. Narrativas de professoras.

A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teórico-metodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada.

Presidente - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Externa ao Programa - 3144694 - ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO
Externa ao Programa - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Externo ao Programa - 1123624 - PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR