Banca de DEFESA: TARCILEIDE MARIA COSTA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCILEIDE MARIA COSTA BEZERRA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: Webconferência

Docência e inclusão do estudante com deficiência na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ensino Superior e inclusão, Concepções e práticas docentes; Estudante com deficiência.

No Brasil, é constatável a presença de estudante com deficiência no ensino superior. E, com a inclusão desses estudantes na Universidade, várias mudanças precisam ser implementadas no espaço acadêmico para melhor atender as demandas desse alunado. Essas consistem em criação de políticas inclusivas, adaptações ou criação de espaços mais acessíveis, acesso a recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem e demais condições favoráveis à permanência exitosa do estudante com deficiência à educação superior. Concomitante as adequações mencionadas, o trabalho docente tem sido desenvolvido para atender as demandas dos estudantes com deficiência na Universidade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas e concepções docentes de professores do ensino superior sobre a inclusão do estudante com deficiência, relacionando-as com suas experiências em sala de aula. Em relação aos objetivos específicos foram formulados: a) investigar a formação curricular de professores universitários para o exercício da docência com estudantes com deficiência; b) descrever as práticas docentes realizadas por professores da universidade com vista a inclusão do estudante com deficiência; c) discutir, numa perspectiva crítico-reflexiva, as narrativas da prática docente, relacionadas a sua experiência com estudantes com deficiência no ensino superior; d) analisar a política da UECE em prol da inclusão do estudante com deficiência na Universidade. A questão norteadora do estudo consistiu em: quais as concepções e práticas docentes relativas às experiências de um grupo professores da UECE - Ce com estudantes com deficiência em sala de aula? Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Campus Itaperi na cidade de Fortaleza - Ce. Utilizou-se como metodologia observações em duas salas de aula, acompanhamento das aulas online e entrevistas semi-estruturadas nos anos de 2019 a 2020. A investigação contou com a participação no total de dez (10) sujeitos de pesquisa, sendo esses professores efetivos dos cursos de Pedagogia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Física com ou sem experiência docente junto a estudantes com deficiência, abrangendo desse modo, quatro (04) grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Agrárias. Os registros foram realizados através do diário de campo, em gravações e com registro de fotografias. Os resultados indicaram que os professores divergem e convergem sobre suas concepções de deficiência e de estudante com deficiência na Universidade; que a maioria dos docentes compartilha da ideia de que o estudante com deficiência deve ter acesso à Universidade, embora alguns condicionem o acesso ao ensino superior à condição de deficiência do aluno; que o professore tem consciência de qual seja o seu papel no processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino superior; que falta aos professores conhecimentos pedagógicos para trabalharem junto aos estudantes com deficiência e que a UECE necessita implementar uma política de inclusão que possa auxiliar o trabalho docente na sala de aula. A guisa de conclusão destacamos que apesar das dificuldades elencadas e vivenciadas pelos docentes ao trabalharem com o estudante com deficiência, esses vêm conseguindo realizar a inclusão dos supracitados estudantes, a partir das atividades que desenvolvem em sala de aula e que a UECE necessita, a partir das falas dos docentes, implementar uma política de inclusão que os ajude a melhor atender as demandas educacionais dos estudantes com deficiência que ingressam nos cursos de graduação.

Externo à Instituição - DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES - IFF
Externa ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA