Banca de DEFESA: ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Webconferência

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

Identidade. Representações Sociais. Educação Profissional em Saúde. Docência.

O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A docência na Educação Profissional em Saúde está fortemente associada à profissionalização destes professores mediada pelos pilares do mundo do trabalho, da saúde, da ciência, da educação e da tecnologia que integram os diferentes níveis e modalidades de ensino nos quais estes docentes atuam. Trata-se de um estudo descritivoexploratório, com abordagem qualitativa, no qual utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar como as representações sociais que atravessam o ser docente na Educação Profissional em Saúde impactam na constituição identitária dos professores que nela atuam. Por sua vez, o objeto de estudo consistiu nos impactos das representações sociais sobre o ser docente da Educação Profissional em Saúde na constituição identitária dos professores que nela atuam. Para recolha dos dados foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas e aplicadas 25 questionários online, com o uso do google forms, junto aos professores da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na área de saúde da UFRN, na cidade de Natal/RN. Os achados do estudo foram analisados através dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e também do percurso interpretativo das representações sociais. O trabalho de reflexão e análise foi pautado nos estágios de interpretação dos dados, que parte de microinterpretações na categorização inicial, em busca da interpretação conclusiva na articulação geral entre os aportes teóricos que subsidiam o estudo e o contexto no qual o grupo está inserido, considerando o tecido da representação social na identificação das relações que indicam o pensamento integrado pelos participantes e o sentido atribuído ao objeto. A descrição e discussão dos dados foram realizadas a partir do diálogo com a literatura sobre a temática e também expoentes do campo da educação, trabalho e saúde. Os resultados obtidos evidenciaram duas matrizes identitárias: uma relacionada ao discurso do cuidado e da humanização em saúde e outra relacionada ao discurso da profissionalização da educação, voltado às pedagogias críticas e de mudança social. Como principais elementos envolvidos na constituição identitária docente na EPS, destacam-se a subjetividade individual e social, o pensamento coletivo, as regularidades, as matrizes identitárias e tensionamentos inerentes ao processo de interseção entre o ser profissional da área de saúde e o ser professor, a atuação profissional em diferentes níveis e cursos e os processos inter e intraindividuais atrelados à história pessoal e do grupo, à bagagem cultural, acadêmica e profissional dos professores, à educação permanente em serviço e ao contexto sócio-histórico e político-cultural no qual está imbricada a docência. Defende-se, portanto, a tese que os impactos das representações sociais que atravessam o ser docente na constituição identitária dos professores da EPS estão associados: às peculiaridades de sua profissionalização mediada pelo processo de intersecção entre o ser profissional da área de saúde e o ser professor; aos pilares do mundo do trabalho, da saúde, da ciência, da educação e da tecnologia, que integram diferentes níveis e modalidades de ensino nos quais estes docentes atuam; aos aspectos inerentes às subjetividades individual, social e profissional; e ao histórico de luta e resistência do grupo em defesa do SUS e de uma formação qualificada dos trabalhadores da área de saúde.

Externa à Instituição - ADEMARCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA - UFAC
Externo ao Programa - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Externa à Instituição - DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA - UFAL