Banca de DEFESA: DENILTON SILVEIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENILTON SILVEIRA DE OLIVEIRA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Webconferência

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE NATAL

Interdisciplinaridade. Política de Formação Continuada de Professores. Robótica Educacional.

A presente Tese tem como ponto de convergência questões relacionadas a formação continuada de professores em robótica educacional, cognominada de Focore. Em decorrência, questões ligadas às políticas de formação continuada de professores, com ênfase no uso da robótica educacional são aqui contempladas. A interdisciplinaridade, como uma consequência, recorrente, das atividades pedagógicas mediadas por tecnologias robóticas, recebeu neste trabalho especial destaque. Seu objetivo central foi analisar a formação continuada de professores em robótica educacional, tendo como base a robótica como recurso pedagógico de ensino, como parte estruturante da política pública de implantação da robótica nas escolas da rede municipal de ensino de Natal, na perspectiva de promover interdisciplinaridade. Portanto, seu objeto de estudo foi o Focore, e as questões que a nortearam foram: A formação continuada de professores em robótica educacional, seguindo currículo focado na aprendizagem da robótica como recurso pedagógico, mostrou-se efetiva como uma etapa estruturante da implementação da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas da rede municipal de ensino de Natal? Esta formação propiciou interdisciplinaridade no trabalho desenvolvido pelos professores durante a realização das oficinas pedagógicas? Esta pesquisa apresenta características metodológicas de uma pesquisa-ação em função dos procedimentos metodológicos adotados; é uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza; e constitui uma pesquisa qualitativa em relação a sua abordagem. O aparato instrumental de viés qualitativo para coleta de dados teve como foco a observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas, análise documental e registros em vídeo. A pesquisa bibliográfica e documental foi utilizada para fundamentar teoricamente os pressupostos deste estudo. O Focore, como ação interventiva da pesquisa-ação, objeto deste estudo, tem sua origem no projeto de implementação de uma política pública voltada a implantação da robótica educacional no âmbito da rede municipal de ensino de Natal-RN, conduzido pela SME em parceria com a UFRN e mediado pelo NTE de Natal. Trata-se de um curso de extensão que envolveu vinte e quatro professores, sendo vinte, de cinco escolas da rede municipal de ensino de Natal, e quatro, do NTE de Natal. Como resultado deste trabalho, concluiu-se que seu objetivo central foi alcançado. Durante a aplicação prática dos conhecimentos coletivamente construídos ao longo do processo formativo oportunizado no Focore, por ocasião das oficinas pedagógicas, os professores cursistas planejaram uma oficina onde aplicaram a robótica, como recurso pedagógico, na mediação do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares, com os estudantes de suas respectivas turmas, promovendo a interdisciplinaridade. Neste processo, o Focore se mostrou efetivo como componente estruturante da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas participantes. Embora o Focore, como objeto de pesquisa deste trabalho, tenha se completado na experiência formativa ocorrida no segundo semestre de 2019, suas novas versões continuarão sustentando a política de implantação da robótica educacional no âmbito do Município de Natal, conforme prevê a Lei nº 0588/2019. O projeto piloto do Focore, objeto de estudo desta tese, é o ponto de partida e o norte de orientação para novas experiências formativas em robótica educacional. Os ganhos e conquistas frutos deste trabalho de pesquisa são relevantes e muito significativos, tanto para professores quanto para estudantes, refletindo diretamente na qualidade da educação.

Externa à Instituição - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFERSA
Externa ao Programa - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
Externo à Instituição - DENNIS BARRIOS ARANIBAR - UCSP