Banca de DEFESA: WILLYAN RAMON DE SOUZA PACHECO

DATA : 23/02/2022
LOCAL: Webconferência

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA TRANSFORMAR O MUNDO: uma experiência na Tanzânia

Educação em saúde. Ambiente virtual de aprendizagem. Tanzânia. Pedagogia freireana.

A dissertação em tela apresenta os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais de Morogoro / Tanzânia, destacando as situações desafiadoras encontradas e os inéditos viáveis mobilizados pela comunidade para transformação da realidade local. O curso foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo disponibilizado de forma online através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e mediado presencialmente nas comunidades rurais tanzanianas de Vila Berega; Vila de Mtakujia; Vila de Massai de Parakuyo; Vila de Mvomero, Vila de Dumila e Vila de Kimambae. O objetivo da pesquisa foi, com base no processo de sistematização e abordagem, analisar os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais tanzanianas assistidas. Para corporificação da investigação, apoiamo-nos na metodologia de pesquisa do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), observando as relações e as regularidades estabelecidas entre o desenvolvimento do curso e o pensamento de Paulo Freire, tomando como alicerce as categorias dialogicidade, conscientização, situações limites e inédito viável. Como aporte teórico, buscamos os estudos de Freire (1980; 1996; 2014; 2015; 2016; 2018); Pernambuco (1994; 2006); Rêgo (2006); Gadotti (2007); Freitas (2004), entre outros autores. A organização dos dados deu-se mediante a coleta de informações técnicas acerca do curso na plataforma do AVASUS e aplicação de questionários disponibilizados através do Google Forms, contando com a participação de treze estudantes do curso e sete colaboradores que medeiam as ações, sejam quatro tanzanianos e três brasileiros. A partir das ações desenvolvidas através do curso, observamos que as comunidades rurais assistidas mudaram seus hábitos de saúde e conseguiram suavizar os altos índices de infecções, doenças e mortes evitáveis. Os estudantes do curso passaram a se reconhecer como agentes amplificadores dos conhecimentos adquiridos e buscam possibilidades viáveis para levar educação em saúde a outras comunidades tanzanianas. As dificuldades de locomoção são apontadas pelos estudantes e colaboradores da Tanzânia como uma situação limite a ser superada, algo que na Vila Berega está sendo minimizado através de um fundo financeiro organizado pela própria comunidade para auxiliar os agentes na locomoção às localidades mais remotas, objetivando ampliar a oferta do curso.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa à Instituição - HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO - UERN
Externo à Instituição - HÉLIO JUNIOR ROCHA DE LIMA - UERN
Interna - 282.302.644-49 - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN