MINHAS MARCAS COM A MATEMÁTICA SÃO MARCAS DE AMOR: AFETO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PEDAGOGA
Professor reflexivo. Formação inicial. Educação Matemática. Narrativas autobiográficas.
A presente pesquisa teve por finalidade refletir sobre minhas próprias experiências pessoais compreendendo as vivências que desencadearam meu olhar sensível e afetuoso sobre a matemática e a constituição da identidade profissional da professora que a ensina. Para tanto, recorreu-se a um referencial teórico constituído pelos trabalhos de Schön (2000) e Tardif (2014) ao tratar dos conceitos de professor reflexivo, entre outros autores, como também de Passeggi (2016), que tratam diretamente com as narrativas autobiográficas; González (2021) que traz o conceito de lugar epistemológico, D’ Ambrósio (2000) e Bicudo (1999) representando o campo da Educação Matemática, além de outros profissionais na área da educação. No campo metodológico, buscou-se o direcionamento da pesquisa qualitativa da ordem fenomenológica sugeridas por Bicudo, a partir do movimento proposto pela contemplação hermenêutica, realizada na narrativa autobiográfica, de cunho pessoal e profissional, da autora responsável por desenvolver este estudo. Com base nisso, surgiram importantes reflexões acerca da minha formação inicial e sobre a minha trajetória profissional a partir das minhas práticas desenvolvidas em sala de aula, que foram significativas para que eu pudesse fazer um exercício de autoavaliação e melhorar e/ou aperfeiçoar a minha atuação enquanto pedagoga.