Banca de DEFESA: SHEILA VALÉRIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILA VALÉRIA PEREIRA DA SILVA
DATA : 13/12/2021
LOCAL: Webconferência

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS CADERNOS DE MATEMÁTICA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO SOMA

Pensamento algébrico. Números e operações. Ciclo de alfabetização.

Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas educacionais. A presente pesquisa estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de Alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática do ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino abrangidos pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor, ampliar o potencial das tarefas para na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na constituição deste estudo, fundamentamos-nos teórico-epistemologicamente na concepção de Fonseca (2014), sobre alfabetização matemática, referente ao desenvolvimento do pensamento algébrico nos aportamos nos autores/pesquisadores: Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), especificamente para o estudo de padrões em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011), Pimentel e Vale (2011) Vale e Pimentel (2013), na teoria do pensamento relacional em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática do ciclo de alfabetização do SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise, inferências, ou seja, interpretando e refletindo a cerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática do ciclo de alfabetização do SOMA, abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos, e especificamente, os Cadernos dos 2º e 3º anos, englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.

Externa à Instituição - CLAUDIA PEREIRA DE LIMA PARENTE - IFRN
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA