Banca de DEFESA: MARIANNA CARLA COSTA TAVARES

DISCENTE : MARIANNA CARLA COSTA TAVARES
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Webconferência

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (2010-2019)

Assistência Estudantil; Permanência; Educação Superior;

Este trabalho dissertativo tem como objetivo analisar as estratégias de permanência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), investigando as principais diretrizes de permanência na educação superior no decênio 2010-2019. Buscamos compreender a efetivação das estratégias de permanência, à luz das diretrizes e políticas nacionais, discutindo fatores que impactam para a permanência dos graduandos na UFRN. Por permanência, entendemos a possibilidade de conclusão do curso superior, por meio de ações de assistência estudantil, que compreendemos como uma conquista social, considerando que os estudantes com renda até 1,5 salários-mínimos têm o direito de permanecer e concluir o curso na instituição à qual teve acesso. Permanência é condição imprescindível para a real democratização do acesso à educação superior que, apenas na entrada, não garante que o processo tenha sido, de fato, ampliado com qualidade, como demonstra-se nos referenciais teóricos que abordam a assistência estudantil e permanência, utilizados neste trabalho. Atribuímos, igualmente, relevância à expansão da educação superior no país, com fundamentação metodológica fundamentada no materialismo históricodialético, compreendendo não ser possível analisar os fenômenos de acesso e permanência dissociados dos marcos normativos, considerando referências primárias sob a perspectiva de uma reflexão sobre a totalidade. Assim, desconhecer a totalidade do processo de permanência nacionalmente, impossibilita a compreensão desse fenômeno na UFRN. Empenhamo-nos na discussão acerca das políticas de permanência em cursos de graduação presencial da UFRN, alicerçada, a priori, em documentos oficiais dos órgãos que gerenciam e legislam sobre a dinâmica da universidade, mas substantivamente vendo, no circuito de atuação, a transformação das condições e instituições que interferem na vida social. Analisamos os dados dos relatórios de gestão da UFRN de 2011 a 2019, bem como os documentos coletados na base de dados abertos da UFRN. Nacionalmente, foi possível realizar uma imersão nos dados apresentados pelos no Censo de Educação Superior (CENSUP-MEC/Inep) no período de 2003-2018, nos questionários do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), nos documentos do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Nessa análise, percebe-se a UFRN adotando diversas estratégias de permanência, como auxílio financeira, apoio pedagógico e atendimentos de saúde. A partir disso, observamos maior foco nos auxílios financeiros, com uma ênfase no auxílio alimentação. Constatase que a participação dos estudantes nas discussões e decisões dessas estratégias é ainda reduzida, até ausente em alguns. Contudo, percebemos que, por vezes, com resistência e luta, discentes conseguiram boa participação em discussões de fóruns e colegiados, influindo em algumas regulamentações. Verificamos que, nos últimos anos, há uma diminuição na quantidade de residências universitárias contrapondo-se ao amento da demanda de alunos por vagas nas mesmas. Quanto a isso, os relatórios da UFRN apontam problemas decorrentes de entraves burocráticos, mas sem repostas gerenciais, como ações de melhoria em prazos ou estrutura física, mas com desativação dessas residências, associada ao auxílio financeiro à moradia, que vem apresentando crescimento significativo, reforçando o foco nas ações de auxílio financeiro, mesmo que ainda insuficientes para garantir todas as necessidades.

Interna - 6396421 - ANDREIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Externa à Instituição - DANIELA CUNHA TERTO - IFRN
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA DOS SANTOS FERREIRA - IFRN