Banca de DEFESA: DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Webconferência

HISTÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM GRUPOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE (1908 - 1931)

Ensino de Geografia. Grupos Escolares. Práticas Educativas. Cultura Escolar.

A Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-RioGrandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nessas instituições educativas, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores.

Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externa ao Programa - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS