Banca de DEFESA: EDILAYNE CHRISTINA SOUZA CAVALCANTI DIAS

DISCENTE : EDILAYNE CHRISTINA SOUZA CAVALCANTI DIAS
DATA : 27/10/2021
LOCAL: Plataforma de Webconferência

O QUE NOS REVELAM OS SERVIÇOS E AÇÕES DO CENTRO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO – CAP RN: 2002 A 2019.

Educação Especial; Deficiência Visual; Serviços e Ações no contexto especializado; Inclusão Escolar

O estudo em questão demonstra-se consonante com nossa trajetória profissional e versa sobre nossas inquietações acerca das ações desenvolvidas pelo CAP RN, para compreendê-las e para revelar suas possíveis contribuições no processo de inclusão escolar dos alunos; assim como por nos constituir em uma professora pesquisadora, reflexiva, dialógica e colaborativa, na busca por alternativas para um ensino e demais ações educativas consoantes com os princípios da Educação Inclusiva, que superem as lacunas da formatação atual da instituição. Inquietações que encontra nesta pesquisa acadêmica de mestrado, a possibilidade de investigar sobre quais foram e como se implementaram as ações e ofertas de serviços do CAP RN, no que se refere ao processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual, a partir da seguinte problematização: “Quais foram as ações e oferta de serviços implementadas pelo Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual do Rio Grande do Norte que possam ter contribuído para o processo de inclusão escolar de alunos/as com cegueira ou baixa visão ao longo do período de 2002 a 2019?” Para tanto, obtivemos a anuência da SEEC-RN, do PPGED - UFRN e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL-UFRN (CEP-HUOL/UFRN), através do CAAE 40439520.0.0000.5292 emitido em 04/02/2021. Para atingirmos a resolução do problema, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos: exploratória e descritiva, tendo como objetivo central: Analisar a oferta de serviços e ações docentes adotadas no CAP RN, entre os anos de 2002 a 2019 (RAMPAZZO, 2002). E objetivos específicos: Listar a oferta de serviços do CAP RN no período em estudo; e Descrever serviços e ações docentes adotadas no CAP/RN no período em estudo. Como instrumentos e estratégias de construção de dados empíricos, optamos pelo formato de instrumento do tipo questionário, aplicado via formulário eletrônico. Participaram de nossa pesquisa oito (8) convidados, todos gestores, sendo quatro (4) diretores administrativo-pedagógicos e quatro (4) coordenadores pedagógicos do CAP RN, no período de 2002 a 2019. Em relação à análise dos dados construídos, optamos pelo princípio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009). A leitura e interpretação dos dados, feitos à luz das concepções que serviram de farol de nossos estudos nas temáticas: Educação Especial, Deficiência Visual, Serviços e Ações no contexto especializado e Inclusão Escolar. Organizamos essa dissertação em quatro capítulos: 1) INTRODUÇÃO – REVELANDO CAMINHOS, TRAÇANDO POSSIBILIDADES, onde apresentamos a justificativa, a problemática e os objetivos geral e específicos, e o delineamento da pesquisa; 2) SÍNTESE DE AÇÕES EM PROL DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL E NO RN; 3) CENTROS DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CAP), NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA; e 4) REVELAÇÕES SOBRE SERVIÇOS E AÇÕES DO CAP RN - 2002 a 2019, onde relatamos os achados da pesquisa. Consideramos que a problemática e os objetivos da pesquisa foram atendidos e que visam contribuir com a qualificação, otimização e aprimoramento das práticas desenvolvidas pelo CAP RN. Ratificamos a validade das ações do CAP RN no processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, de modo que a oferta dos serviços e ações associadas às suas práticas possam se aperfeiçoar.

Presidente - 324.344.724-00 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA - UFRN
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interna - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Externa à Instituição - AMÉLIA MARIA ARAÚJO MESQUITA - UFPA