Banca de DEFESA: FLÁVIA FERNANDA SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA FERNANDA SANTOS SILVA
DATA : 31/08/2021
LOCAL: Webconferência

GESTÃO DA PROVA BRASIL NA REDE MUNICIPAL: QUALIDADE EDUCACIONAL E ACCOUNTABILITY

Avaliação externa. Gestão municipal. Regulação Educacional. Prova Brasil.

Os processos de globalização e de reestruturação produtiva impulsionaram reformas estatais sob a orientação neoliberal em diversos países, entre os quais o Brasil. A reforma administrativa do Estado brasileiro, implementada na década de 1990, alterou a regulação educacional que passou a ser orientada por mecanismos de quase-mercado. Isso denota a concepção de Estado Avaliador, com estruturas de controle e responsabilização por resultados, mensurados por avaliações externas que, gradativamente, têm inserido os sistemas de ensino na lógica da gestão privada. Desde então, difunde-se, nacionalmente, nas diferentes esferas de poder, sistemas de avaliação sob a alegação de incremento da qualidade educacional, associados a políticas de accountability. Assim, o interesse desta pesquisa surgiu da tendência nacional de associar qualidade educacional aos resultados das avaliações externas e da necessidade de conhecer como o município de São Luís do Maranhão tem se projetado em relação às políticas de avaliação implementadas no país. O objetivo desta tese é analisar a gestão da Prova Brasil e de seus resultados na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, no período de 2013 a 2017, considerando a concepção de qualidade educacional implementada na rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma como referencial o ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para a análise da gestão da Prova Brasil e de seus resultados na Secretaria Municipal de Educação e em duas escolas da rede. Como procedimentos de pesquisa foram realizados revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam nas séries avaliadas pela Prova Brasil. Esta pesquisa demonstrou que a gestão do Prova Brasil, no município de São Luís, ocorre mediante centralização de poderes, conforme a perspectiva burocrática, e a responsabilização gerencial. A avaliação externa vem sendo implementada de forma operacional, seguindo diretrizes do governo federal. A secretaria tem envidado ações com vistas à melhoria de resultados do Prova Brasil expondo resultados, promovendo formações de professores voltadas à resolução de provas, implementando um sistema próprio de avaliação. Ações como essas consolidam nas escolas concepção de qualidade educacional minimalista e economicista, pautadas em formas de responsabilização dos profissionais, que podem alterar resultados, no entanto, não denota, de fato, qualidade educacional.

Interna - 189.306.895-15 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO - UFRN
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN