Banca de DEFESA: MARÍLIA LIDIANE CHAVES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA LIDIANE CHAVES DA COSTA
DATA : 27/08/2021
LOCAL: Webconferência

Conhecimento Matemático para o Ensino: diálogo sobre formação inicial e trabalho docente na perspectiva de egressos da Universidade Estadual da Paraíba

Conhecimento Matemático para o Ensino. Saberes Docentes. Formação inicial de professores de matemática.

O presente estudo refere-se a uma pesquisa de Doutorado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo objetivo geral foi compreender as relações existentes entre o conhecimento matemático necessário para ensinar na Educação Básica e os saberes vivenciados na Licenciatura de Matemática da UEPB, a fim de que essa compreensão possa subsidiar reflexões sobre a formação inicial de professores de matemática. Para tanto, tomamos como referencial teórico as contribuições de Ball, Thames e Phelps (2008) acerca do Conhecimento Matemático para o Ensino, mais conhecido por MKT (Mathematical Knowledge for Teaching), e suas implicações no processo de formação inicial de professores de matemática. A pesquisa ora descrita se configura como uma investigação qualitativa e contou com a participação de sete egressos, recém-formados do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Paraíba (UEPB) e que estavam em plena atuação docente na Educação Básica. A análise dos dados foi organizada em duas partes: a primeira delas consta de uma análise documental das matrizes curriculares da referida Licenciatura, com o objetivo de identificar os avanços alcançados, as lacunas existentes e de que forma a articulação entre teoria e prática está sendo fomentada no texto da versão atual com base nos documentos regulamentadores que orientam a formação de professores no Brasil; a segunda parte compreende a análise das entrevistas dos professores participantes do estudo, com base nas orientações da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados obtidos demonstraram que, embora tenham ocorridos avanços significativos na estrutura e organização do curso, a Licenciatura da UEPB ainda mantém em sua essência formativa traços muito fortes do modelo de formação 3 + 1, que inclui a presença de disciplinas soltas no currículo e a supervalorização das disciplinas de conteúdo avançado. Os subdomínios que compõe o MKT foram identificados nas experiências vivenciadas pelos professores ao ensinar matemática na Educação Básica, com destaque especial para o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes. Esse subdomínio forneceu indícios importantes acerca de como o conhecimento sobre a relação entre os estudantes e os conteúdos matemáticos pode influenciar nas escolhas do professor. Os estudos sobre o MKT e seus subdomínios forneceram informações relevantes e indispensáveis para análises e reflexões futuras sobre o currículo da Licenciatura da UEPB.

Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Externa à Instituição - CLAUDIA PEREIRA DE LIMA - IFRN