Banca de DEFESA: ALCIO FARIAS DE AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIO FARIAS DE AZEVEDO
DATA : 25/06/2021
LOCAL: Plataforma de Webconferência

ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PERSPECTIVA INCLUSIVA

Estágio Docência. Formação docente. Ensino Superior. Educação Especial.

Inseridos na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizamos um trabalho investigativo intitulado estágio e formação docente para o ensino superior na área de educação especial em perspectiva inclusiva, amparados em uma abordagem de pesquisa qualitativa, fundamentados na metodologia do Estudo de Caso do tipo intrínseco. A unidade de análise do caso estudado compreendeu o Estágio Docência desenvolvido pelos pós-graduandos stricto sensu na área de Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, atendendo ao recorte temporal de 2010 a 2019, de modo que delineamos como objetivo geral analisar as contribuições do Estágio Docência à formação para docência no ensino superior de pós-graduandos Stricto sensu na área de Educação Especial do Programa de Pós￾graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Dentre os objetivos específicos, buscamos caracterizar as contribuições do estágio docência à formação docente para o ensino superior na área de Educação Especial; descrever ações e experiências desenvolvidas pelos pós-graduandos Stricto Sensu no estágio docência na área de Educação Especial; e, investigar estratégias formativas para sugestões de aprimoramento do estágio docência na Educação Especial no contexto do PPGEd. Foram utilizados como instrumentos de construção dos dados da pesquisa a análise de documentos, observação e entrevistas. O aporte teórico teve como esteio Zabalza (2014), Cunha (2006; 2007), Dubar (2009), Pimenta e Almeida (2009), Mendes (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), Magalhães (2006; 2011; 2012; 2013; 2014; 2019), Lima (2015), Martins (2015), Fávero e Tonieto (2010), Pletsch (2020), Marafon (2001), Pimenta e Lima (2012), Conte (2013), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Magalhães, Raffin, Gutierre e Azevedo (2016), Ribeiro (2019), dentre outros. A partir da Análise de Conteúdo, os dados construídos permitiram a organização de três categorias de análise: 1) Construção identitária para a docência no Ensino Superior, desmembrada na subcategoria: As relações interpessoais entre orientador de estágio e estagiário; 2) Compreensão da profissionalidade na atuação do professor do Ensino Superior e; 3) Estágio Docência em Educação Especial: espaço de formação articulador entre as áreas de atuação da docência e da pesquisa. Entre os achados da pesquisa  destacamos: a) construção de uma identidade docente que perpassa os diferentes contextos experienciados pelos pós-graduandos ao longo da vida; b) as relações estabelecidas no espaço formativo do estágio docência valorizam e incorporam a noção do outro, compreendendo o outro que é diferente dele, portanto, considera e legitima as diferenças e os direitos conquistados; c) ratifica o estágio docência como espaço formativo potencializador da articulação entre docência e pesquisa no processo formativo dos pós-graduandos; d) compreensão do estágio docência desenvolvido pelos pós-graduandos da área da educação especial como espaço privilegiado de incorporação de princípios formativos potencializadores da dimensão da humanização na docência; e) posto a perspectiva inclusiva assumida, o estágio docência da área da Educação Especial evidencia a necessidade de incorporação por parte do sistema de pós-graduação de princípios formativos que reconheçam a dimensão da sensibilidade e das relações humanas nos processos formativos para docência no ensino superior de todos os pós-graduandos.

Externo à Instituição - ALTAIR ALBERTO FÁVERO - UPF
Externo à Instituição - DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES - IFF
Externa ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO