Banca de DEFESA: ARIANE ROCHELLE MENDONÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIANE ROCHELLE MENDONÇA
DATA : 28/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PEDAGOGIA DO MOVIMENTO: O saber-fazer-poder nas experiências do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento- GEPEM – UFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia do Movimento; Grupo GEPEM; Práxis freireana; Saber-Fazer-Poder.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Esta pesquisa trata do desenvolvimento da Pedagogia do Movimento no âmbito do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), tendo como base as falas de seus membros acerca dos seus itinerários formativos. Partimos da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos à Pedagogia do Movimento por professores, participantes em diferentes momentos da história do GEPEM? Tomo por base itinerários formativos de um Grupo e, no processo de escrita de um movimento autoreflexivo, trago as minhas vivências e construções de saberes experienciados desde a graduação, projetos de extensão, pesquisa e dissertação do mestrado. Partimos, assim, do pressuposto de que as trajetórias de apropriação dos princípios estruturantes da Pedagogia do Movimento implicam em um saber–fazer-poder, em um processo tenso e dialógico, com potenciais de bloqueio e de mudanças. Trato de processos, de experiências que envolvem a história de um Grupo, mas, especialmente, do que caracterizará a gestação, a discussão dos princípios estruturantes e que configurarão a Pedagogia do Movimento. Mobiliza￾nos nesta pesquisa: (a) compreender os sentidos atribuídos às relações entre as categorias struturantes do saber-fazer-poder e o conjunto de experiências formativas do GEPEM/UFRN, e; (b) analisar processos que ligam o pressuposto do saber-fazer-poder do GEPEM a experiências desenvolvidas pelos sujeitos do grupo. Esses objetivos remetem à prática pedagógica no GEPEM, atrelando-se aos pressupostos freireanos e considerando a articulação entre teoria e prática na construção da ação e da produção do conhecimento. A metodologia aplicada neste trabalho resultou dos dispositivos da entrevista compreensiva. Os princípios metodológicos foram se dando na ocorrência da costura da escrita pela junção de autores, interlocutores e do próprio processo de quem com eles reflete auxiliando em alguns apontamentos. A análise revelou que legados de resistências e de metodologias comprometidas se incorporam nos princípios formativos do GEPEM, revelando a exposição de uma práxis que guarda em si a dinâmica de uma pedagogia do movimento, que se realiza numa fonte metodológica dialógica, a que chamamos Saber-Fazer-Poder.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO - UFPB
Externa à Instituição - MARIA ELIETE SANTIAGO - UFPE
Externa à Instituição - ROSA APARECIDA PINHEIRO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 20/05/2021 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao