Banca de DEFESA: ÉRICA NAZARÉ ARRAIS PINTO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRICA NAZARÉ ARRAIS PINTO PEREIRA
DATA : 14/05/2021
LOCAL: Google Meet

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS A RESPEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Representações sociais; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais.

Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Representações Sociais e Formação Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. O objetivo voltou-se a pesquisar as representações sociais dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O recorte empírico envolveu 128 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte que atuam na cidade do Natal. O Atendimento Educacional Especializado é garantido desde a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, mas é com a proposição das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2001; 2008) que intensificam-se as discussões em torno do fazer pedagógico nos espaços de SRM. Assim, o AEE é um dos serviços destinados a subsidiar e fortalecer o processo inclusivo dos estudantes, público alvo da educação especial, conforme preconiza os dispositivos legais. Nessa perspectiva, o trabalho intenta aproximar-se do universo representacional dos sujeitos participantes da pesquisa a partir do aporte teórico-metodológico fornecido pela Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici. Para a construção dos dados partimos da Técnica de Associação Livre de Palavras, enquanto técnica projetiva que permite explorar o campo semântico a respeito do AEE e estabelecer aproximação inicial com o conteúdo das representações sociais. Por se tratar de uma teoria com abertura plurimetodológica, utilizamos ainda, questionário semiaberto, observação, diário de campo e grupo reflexivo. Para a análise dos dados, estabelecemos a interlocução entre a TRS com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), que nos permitiu realizar a categorização e inferência dos dados, organizando-os em Espiral de Sentidos desenvolvida por Melo (2018) e colaboradores de acordo com a abordagem da Teoria do Núcleo Central proposta por Abric (1998). O percurso de pesquisa revelou um conteúdo representacional integrado a dois elementos circunscritos no núcleo central: importante, inclusão; e um outro que emergiu a partir do Grupo Reflexivo: a angústia. Estes elementos foram ancorados pelos professores para validar e legitimar o fazer do Atendimento Educacional Especializado, sua importância para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, reconhecendo as dificuldades e angústias cotidianas identificadas neste processo. Com base no estado da arte realizado, concluímos a pesquisa apontando a relevância e ineditismo do estudo, a sistematização de contribuições práticas voltadas aos profissionais da Educação Especial da rede estadual de educação do RN, ao Sistema Integrado de Gestão (Sigeduc) e deixando em aberto possíveis caminhos à pesquisas que possam dialogar com o estudo em tela.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO