Banca de DEFESA: OLGA CARLA ESPINOLA DA HORA E SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OLGA CARLA ESPINOLA DA HORA E SOUZA
DATA : 29/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/bwh-vrnm-ate
TÍTULO:

ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENEM: O DESEMPENHO DE CANDIDATOS SELECIONADOS À UFRN VIA SISU, DE 2014 A 2017    


PALAVRAS-CHAVES:

Erros. Dificuldades de aprendizagem. Leitura. Língua Portuguesa. ENEM


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Essa dissertação tem por objetivo analisar erros nas questões de Língua Portuguesa das provas do ENEM aplicadas entre 2013 e 2016, visto que esse exame possibilita identificar dificuldades de aprendizagens dos estudantes em relação ao conteúdo do ensino médio. A metodologia aplicada foi a de análise de erros, que tem sido relevante para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, pois pode apontar as dificuldades de aprendizagem
dos estudantes em conteúdos abordados na sala de aula e levantar as necessidades de adequação e desenvolvimento dos conteúdos a fim de aperfeiçoar a atuação do professor e o desempenho dos estudantes. Além do erro na aplicação do conteúdo da Língua Portuguesa para solução das questões, também foi verificada a concepção de erro de leitura, nos sentidos amplo e estrito, que configura a única competência linguística possível de ser aferida nesse tipo de avaliação. O corpus da pesquisa foram os desempenhos dos candidatos à UFRN selecionados na primeira chamada do SISU, nos anos de 2014 a 2017, os quais, apesar de se tratar de estudantes com o melhor desempenho, ainda demonstraram dificuldades em alguns conteúdos da disciplina. Os dados revelaram questões com baixo e muito baixo desempenhos, com destaque para questão 106, da prova de LCT de 2016, que teve o mais baixo desempenho nos quatro anos em estudo. Os conteúdos em que os candidatos apresentaram maiores dificuldades foram: coesão textual, variação linguística, metalinguagem, intertextualidade e
estratégias argumentativas. Em relação à leitura, verificou-se uma dificuldade maior em relação à leitura em sentido amplo, que se refere à mobilização do conhecimento da disciplina para resolução da questão. Por meio dessa análise, este trabalho pode proporcionar ao professor de língua portuguesa do ensino médio um retorno do seu trabalho e deve contribuir com a reflexão sobre as práticas docentes e resultar em uma melhoria nos processos desenvolvidos em sala de aula nessa disciplina.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externa à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Externa à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 19/03/2021 22:05
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