Banca de DEFESA: DANIELE DOS SANTOS FERREIRA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE DOS SANTOS FERREIRA DIAS
DATA : 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/gqd-iyvb-ttu
TÍTULO:

MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ADOÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ATIVIDADE DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

mobile learning, formação de professores, aprendizagem expansiva, educação de jovens e adultos.


PÁGINAS: 243
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma proposta de intervenção formativa para reconfigurar a prática pedagógica do docente da EJA, de modo a viabilizar a potencialização de Aprendizagens Móveis e Expansivas no espaço de ensino e aprendizagem. Foi defendida a tese de que o uso de Mobile Learning na formação docente pode favorecer a aprendizagem de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando aprendizagens potencialmente expansivas e encaminhando-os para práticas de ensino que atendam às exigências da cultura da mobilidade, e realizada a Pesquisa de Desenvolvimento do Trabalho, aplicada e descritiva. Para comprovação ou refutação da tese, tivemos como fundamentos epistemológicos a Teoria da Atividade (VYGOTSKY, 1978; LEONTIEV, 1978; ENGESTROM,1999, 2014, 2016), a Cultura da Mobilidade (LEMOS, 2009), Aprendizagem Expansiva (ENGESTROM) e Mobile Learning (DAVIS, 1989; LAVE 1992; PRESKY, 2001; TRAXLER, 2008; SHARPLES, 2009). Além destes, abordamos no referencial teórico a Formação de Professores (RAMALHO & NUÑES, 2003; FREIRE, 1967, 1978, 1979, 1981, 1987, 1989,1996) e a Educação de Jovens e Adultos (UNESCO 2000, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017; IRELAND, 2009, 2012, 2014, 2018). Enquanto intervenção formativa, utilizou-se a metodologia do Laboratório de Mudanças - LM (VIRKKUNEN & NEWNHAM, 2015), o qual deu-se no contexto do Curso Mobile Learning na EJA. Foram realizadas 15 sessões no LM, desterritorializadas (DELEUZE & GUATTARI,1997), envolvendo educadores da Rede Pública do Estado da Paraíba. O Curso mencionado abordou a aprendizagem do adulto, mobile learning e novos multiletramentos (ROJO, 2012), com oficinas de música, vídeo e fotografia. O LMS Moodle foi utilizado como ambiente virtual de aprendizagem. As principais dificuldades estiveram impressas na superação das contradições históricas que surgiram ao logo do Ciclo Expansivo. A pesquisa originou um novo Sistema de Atividade para o Ensino na EJA, o qual teve os Ciclos de Livre Aprender como resultados desejados. Consideramos a tese inicial confirmada e seus objetivos atendidos. Os Ciclos de Livre Aprender podem atuar como faróis em caminhos a serem trilhados em comunhão entre alunos e professores, na busca por conquistar processos educativos que se propaguem para toda a vida de qualquer sujeito adulto que se reconheça como aprendente, com alcance de conhecimentos ilimitados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA VALÉRIA SANTOS DINIZ - UFPB
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 3007926 - FREDY ENRIQUE GONZALEZ
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO - IFPB
Notícia cadastrada em: 11/02/2021 14:23
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