Banca de DEFESA: ROBERTO RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTO RIBEIRO DA SILVA
DATA : 03/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yav-xodt-jyu

DOM COSTA E A EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA NA CRIAÇÃO DO ITEC (1995 – 2002): O PIONEIRISMO NO ENSINO DE FILOSOFIA

Educação. História das Instituições. Ensino da Filosofia. Movimento de Natal. Compromisso Social.

O presente trabalho tem como objetivo investigar a história de uma instituição educativa: o Instituto de Filosofia e Teologia de Caruaru – ITEC; Criado em 1995 pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, que fora transferido da Arquidiocese de Natal￾RN para a Diocese de Caruaru-PE em 19 de dezembro de 1993. Para apresentar e compreender a história e cultura escolar dessa instituição utilizaremos como referencial metodológico as teorizações de SAVIANI (2008); MAGALHÃES (2004); NOSELLA e BUFFA (2013). No desenvolvimento da pesquisa encontramos como uma característica marcante desse instituto um caráter progressista na forma do Ensino da Filosofia e uma pedagogia sócio-politizadora, transportada da educação de base pelo bispo na concepção desse instituto e na composição do currículo do Curso de Filosofia. Estudos sobre a atuação da Igreja Católica no Brasil, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971) WANDERLEY (1984) e PAIVA (2009);(2014), destacam o papel pioneirista da Arquidiocese de Natal no desenvolvimento de um conjunto das realizações sócio￾pastorais e educacionais que passou a ser denominado como o Movimento de Natal. Tal aspecto acabou conferindo à Filosofia ensinada nesse instituto, de modo geral, uma abordagem hermêutica a partir dos principais pensadores latino-americanos, marcadamente influenciados pelo encontro com a Teologia da Libertação, a educação popular e o compromisso social, o que possibilitou uma análise de conjuntura da realidade a partir da práxis e um livre encontro com os conteúdos filosóficos, sem o rígido acento doutrinal católico. A fusão desses aspectos educacionais materializou um ensino filosófico pioneiro no agreste pernambucano, comprometido com o entorno social dos alunos que acabou provocando uma constante necessidade de análise crítica-reflexiva da realidade. Essa ação educativa estabelece nexos com conceitos presentes no pensamento de ARENDT (2011); (2013), principalmente sobre a responsabilidade com o mundo comum. Encontramos no ITEC o compromisso social como resultado desse fazer pedagógico libertador, presente nas lutas pela transformação das estruturas da sociedade e humanização das relações comunitárias.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - ANTONIO JÚLIO GARCIA FREIRE - UERN