Banca de DEFESA: TELMA ELITA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TELMA ELITA DA SILVA
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nwp-pobx-kws

Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso

Representações Sociais. Educação Superior. Acesso e Permanência. Microevasão.

O objetivo principal deste estudo é analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública no período de 2013 a 2018. Um estudo desenvolvido a partir da observação da mudança de curso como um fenômeno social, no contexto do CCSA/UFRN, após a adesão da instituição ao REUNI. Temos como pressuposto da tese: as representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e a permanência na educação superior desvelam a escolha do curso como uma construção social, mediada pelos conhecimentos cotidianos, escolares e acadêmicos que sustentam o processo formativo do educando, este atravessado por um processo de reescolha do curso que rompe com a ideia da mudança de curso como microevasão, e se estabelece como indicativo de permanência na educação superior frente à redescoberta de si e da profissão. Trata￾se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram pesquisados por uma abordagem multimétodo. Os dados empíricos foram recolhidos por um questionário feito no Formulários do Google e entrevista semiestruturada, analisados à luz da Teoria das Representações Sociais. Participaram da primeira parte da pesquisa 39 estudantes do CCSA/UFRN com representatividade de todos os cursos hospedados no centro acadêmico como campo da pesquisa e, na segunda etapa, participaram 7 estudantes, dos 39 participantes da primeira etapa, que emitem opinião sobre o ingresso na educação superior, UFRN e no curso e sobre os processos de desistência e reescolha do curso. Confirmando o pressuposto da tese de ruptura da ideia de mudança de curso como microevasão. Os resultados revelaram que as representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e a permanência na educação superior em uma instituição pública como algo desenvolvido na formação, pela integração entre o eu, o outro e o objeto, numa trajetória de ingresso; e nas vivências acadêmicas, desencadeadoras da desistência do curso, como estratégia de reescolha profissional, que se estabelece como indicativo de permanência frente à descoberta de si e da profissão.

Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO