Banca de DEFESA: GISLENE DE ARAUJO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISLENE DE ARAUJO ALVES
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mrd-kxsd-vyc

Memórias escolares e trajetórias de vida de pessoas com deficiência visual à luz da Teoria da Autodeterminação

Memórias escolares; Deficiência visual; Teoria da Autodeterminação

A tese apresenta os principais fatores motivacionais da pessoa com deficiência visual ao longo de sua trajetória escolar e nas diferentes dimensões formativas, na qual buscamos compreender quais são as relações e inter-relações escolares constituintes do processo de formação pessoal e profissional que propiciam o desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e pertencimento ou vínculos sociais). Como material empírico trabalhamos com as narrativas autobiográficas, que foram recolhidas através de entrevistas com cinco participantes, adultos, com deficiência visual, cegos e/ou com baixa visão e formação em nível superior. Para a análise interpretativa das narrativas autobiográficas utilizamos a Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985; 2000; 2017) identificando as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e pertencimento) nas quais analisamos os principais fatores motivacionais identificados nas memórias dos participantes. Nesse estudo se reconhece as memórias escolares e trajetórias de vida como campo fértil o qual nos faz compreender e refletir sobre a relevância das relações socioeducativas para a vida da pessoa com deficiência visual, além de nos indicar que a pessoa com deficiência visual elabora estratégias de (auto)aprendizagem que fortalecem os níveis de autonomia, competência e pertencimento nas suas relações sociais ao longo da vida, e principalmente, ao longo da vida escolar. Durante as análises percebemos que as narrativas autobiográficas das memórias possuíam uma organização estrutural o que nos remeteu aos estudos de Labov(1972) e nos inspirou em revelar essas organizações. Através da identificação estrutural das narrativas observamos que existe quatro categorias dominantes: a família, a escola, a deficiência e a profissão. Algumas narrativas apresentam atos narrativos nos quais trazem memórias com reminiscência parental (origem), memórias intrínsecas (experiências vividas pelo narrador). A deficiência, mesmo aparecendo na origem da narrativa, torna-se principal fator complicador e passa por transições avaliativas do narrador até chegar para o ponto das resoluções (conjunto de eventos associados ao fator complicador). Conclui-se que, a pessoa com deficiência possuí diversos fatores motivacionais para superação dos desafios enfrentados ao longo da vida escolar /acadêmica e profissional, sendo a família a principal fonte de apoio de manutenção da(s) motivações e sentidos de autonomia e competência, em seguida surge o ambiente escolar como ambiente provedor do sentido de pertencimento e ampliação dos vínculos sociais, seguido da vida acadêmica em nível superior, no qual trouxe os desafios de acessibilidade e adaptação que auxiliou no desenvolvimento de estratégias para manutenção da motivação do sujeito em relação a ele e ao curso. Por último a chegada na carreira profissional, no qual identificamos a escolha pela profissão através da motivação extrínseca identificada e/ou motivação extrínseca introjetada. Observamos que os limites e preconceitos sobre a deficiência visual e os sentidos de autonomia, competência e vínculos sociais impulsionaram os sujeitos deste estudo alcançarem suas realizações pessoais e profissionais.

Presidente - 071.088.424-91 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA - UFRN
Interna - 1149418 - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS