Banca de DEFESA: THAIANE GOMES DE MEDEIROS

DISCENTE : THAIANE GOMES DE MEDEIROS
DATA : 29/01/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rki-egsj-xze

PERCEPÇÕES MATERNAS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Percepções maternas. Filhos com Necessidades Educacionais Especiais. Inclusão escolar. Escolas públicas

As mães são seres singulares no desenvolvimento de seus filhos. Comumente, elas acompanham o nascer, o crescer, a entrada de seus filhos na escola e a sua inclusão na sociedade. Por isso, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções das mães em relação à escolarização dos filhos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e, de maneira específica: a) identificar a concepção de escola inclusiva das mães participantes da pesquisa; b) discutir sobre o entendimento que têm em relação ao processo educacional escolar dos filhos com NEE; c) descrever possíveis maneiras de aprimoramento do trabalho educacional inclusivo realizado em escolas públicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, baseada em um Estudo de Caso e numa pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) instituições escolares públicas localizadas na Zona Oeste de Natal e teve como participantes 7 (sete) mães de filhos com NEE. Os resultados foram organizados em cinco categorias analíticas: 1) entendimento sobre inclusão na escola; 2) matrícula da criança na escola; 3) cotidiano em casa e na escola; 4) relacionamento família e escola; 5) possíveis aprimoramentos para uma escola inclusiva, que evidenciam o fato de que, ao matricular o (a) filho (a) com NEE em instituição escolar, as mães procuram locais com acessibilidade arquitetônica, profissionais qualificados e boas referências. Quanto à concepção de escola inclusiva, as mães participantes deste estudo demonstraram percebê-la como: socialização e participação da pessoa com NEE na instituição escolar; convivência com a diversidade sem estigma e preconceito; aceitação e oferecimento de todas as condições para que o aluno que possui Necessidade Educacional Especial permaneça na instituição escolar. Neste sentido, as entrevistadas, em sua maioria, perceberam as instituições escolares pesquisadas como inclusivas, pois, nestes ambientes seus filhos tinham a oportunidade de avançar no conhecimento científico e social. De acordo com elas, as instituições escolares em que seus filhos estavam matriculados realizavam um bom trabalho, que poderia ser melhorado através de: contratação e valorização dos profissionais da educação; de um trabalho pedagógico escolar voltado à música e ao esporte; de um contato constante com os profissionais que atendem aos alunos com NEE, fora da escola, assim como, por meio de ações escolares voltadas aos alunos e seus familiares.

Externa à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA - UEPA
Externa ao Programa - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA