Banca de DEFESA: FILLIPE AZEVEDO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FILLIPE AZEVEDO RODRIGUES
DATA : 03/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gji-qcaa-gtj
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE DOCENTES DA MAGISTRATURA: FORMADORES DE UM JUIZ DE NOVO TIPO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Formadores da Magistratura; Representações Sociais; Juiz de Novo Tipo; Enfam; Esmarn.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objeto a formação de formadores da magistratura e suas representações sociais. Aborda o aperfeiçoamento docente nas escolas judiciais, apresentando seu modelo transdisciplinar, pautado nos valores de ética e humanismo, como mecanismo de difusão de uma representação de julgador ideal. Esse contexto justificou a presente pesquisa no âmbito da Esmarn, instituição alcançada pela política nacional. Nesse sentido, tem-se a seguinte problemática: quais mudanças a formação de formadores representa na prática pedagógica da magistratura e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a partir das representações sociais do formador de magistrados, entre um juiz real e um juiz ideal (de um novo tipo)? O objetivo é identificar as representações sociais dos docentes da magistratura potiguar, acerca do ser formador de juízes para a construção de um magistrado ideal (de novo tipo). Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, conforme o método hipotético-dedutivo, valendo-se de técnicas inerentes a observação participante, na qual, além da coleta de dados em documentos e bibliografia pertinentes, há a manipulação de instrumentos metodológicos úteis para pesquisa em representações sociais (Tecnica de Associação Livre de Palavras – Talp e entrevista semiestruturada). A amostra de juízes se dividiu em três grupos, a depender do grau de formação pedagógica. A representação social dos formadores de magistrados ancorou-se no elemento responsabilidade, pertencente ao núcleo central da espiral de sentidos. Conclui-se, portanto, que a técnica guiada por valores é aprimorada na formação docente da magistratura a partir de aulas práticas e voltadas para um saber-fazer pedagógico, permeadas pelos valores que a Enfam se propõe a despertar nos juízes brasileiros. Tem-se como tese que perceber as mudanças no magistrado professor com a formação docente é uma forma efetiva de fazer um prognóstico dos rumos dessa instituição tão relevante para a garantia da cidadania e da justiça social – uma espécie de análise psicopedagógica das organizações, ora aplicada ao Poder Judiciário e a seus professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANA IZABEL OLIVEIRA LIMA - UNP
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externa à Instituição - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA - UERN
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 22/01/2021 17:36
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