Banca de DEFESA: AMANDA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : AMANDA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA
DATA : 23/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/boh-dqgv-fpz

ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CONTEXTO INCLUSIVO

Pensamento computacional. Atendimento Educacional Especializado. Formação docente. Inclusão.

O reconhecimento da importância da matemática como algo além da concepção instrumento de uso das operações básicas se faz necessário num contexto em que os déficits de aprendizagem apontam para índices elevados. Na perspectiva da educação inclusiva cabe, também, ao professor do Atendimento Educacional Especializado contribuir para que essa aprendizagem seja efetivada junto aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Para tanto, é preciso que novas práticas sejam pensadas, levando em consideração habilidades e conhecimentos que podem contribuir para além da aprendizagem matemática, e promover ainda que esses estudantes desenvolvam sua autonomia e estejam preparados para lidar e resolver problemas do mundo real. O Pensamento Computacional configura-se como um conjunto de habilidades essenciais para o cidadão do século XXI tendo como base os aportes teóricos que fundamentam a Matemática, a Engenharia e a Ciência da Computação. Aliado à abordagem da Computação Desplugada, o processo de desenvolvimento do pensamento computacional centra-se na aquisição das habilidades pilares do Pensamento Computacional sem a necessidade de alta tecnologia ou o domínio de técnicas específicas da Ciência da Computação. Este trabalho tem como objetivo, portanto, analisar as contribuições do pensamento computacional, aliado às atividades de computação desplugadas, para a aprendizagem de conceitos matemáticos por professores do Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, este estudo tem como proposta o desenvolvimento e aplicação de uma formação, voltada a professores do AEE. Como resultados, foi observado que a formação proposta promoveu a compreensão dos conceitos inerentes ao pensamento computacional ao passo em que mobilizaram habilidades do pensamento computacional para a resolução de problemas.

Externo à Instituição - DECIO NASCIMENTO GUIMÃES
Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA