Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA MOURA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA MOURA SILVA
DATA : 30/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qrp-ozrc-own
TÍTULO:

A LINGUAGEM COMO OBJETO DE FORMAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DOS PPPC DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem. Formação docente. Projeto Político-Pedagógico. Currículo.


PÁGINAS: 201
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como a linguagem é situada como objeto de formação nos Projetos Político-pedagógicos de Curso (PPPC) de pedagogia das instituições de ensino superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte (RN). O interesse pela pesquisa surge a partir do reconhecimento da necessidade de formar o/a pedagogo/a para o efetivo ensino da linguagem, de modo a possibilitar a ressignificação de sua prática pedagógica. Partimos da seguinte questão de pesquisa: como a linguagem, enquanto objeto de formação, se constitui nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Pedagogia das IES do RN? Para a pesquisa, nos baseamos nas obras dos seguintes autores, Bakhtin (2004, 2010), Vygotski (2008), Bagno (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Travaglia (2003), Kleiman (2004, 2005, 2013), Solé (2009), Soares (2003), Geraldi (2003, 2010, 
2011), Freire (1994), Nóvoa (1998), Tardif (2005), Flick (2009), Sacristán (2000) e Silva (2003), Veiga e Resende (2006), que contribuem para estudarmos sobre linguagem, formação docente e currículo. O estudo pautou-se na pesquisa qualitativa e teve como procedimento investigativo a análise de documentos e revisão bibliográfica. Para
conhecer as pesquisas existentes na área, como também, as lacunas e o que ainda não foi pesquisado a respeito dos nossos campos de interesse, realizamos um levantamento em quatro bancos de dados. Nosso corpus se constitui por quatro Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de Pedagogia, de IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte (RN), datados de 2012 a 2019, o que corresponde a 100% do total dos cursos de graduação ofertados por IES públicas no RN. Nossa análise buscou evidenciar elementos teóricos e metodológicos que delineiam a formação do pedagogo para o trabalho com a linguagem. As análises realizadas indicam que, nos PPPCs, a linguagem enquanto objeto de formação do professor: i) é orientada por meio da concepção interacionista de linguagem; ii) apresenta-se através de dimensões formativas de ordem: conceitual, atitudinal e vivencial; estas se materializam, por meio da escolha e organização os componentes curriculares, orientando as ações pedagógicas; iii) a grande maioria dos componentes que objetivam o trabalho com a linguagem pertence ao núcleo geral (fundamentos e metodologias) e na nossa perspectiva, contemplam a dimensão formativa conceitual e atitudinal; iv) a escassez de componentes que apontem para o trabalho com a linguagem voltado para atuação profissional constitui uma lacuna formativa. Assim, estimamos que esta pesquisa contribua, com a formação docente no tocante ao trabalho com as linguagens nos diferentes campos do conhecimento que compõem o trabalho do pedagogo. Consideramos ainda que pensar esta formação por meio das dimensões formativas é um
caminho possível, pois, no decorrer do processo formativo, a todo o momento, as dimensões se articulam e se integram. Desta maneira, tanto o professor formador, quanto o professor em formação ao identificar sob qual/quais dimensão/dimensões formativa/as determinado componente se apresenta, tem a possibilidade de mobilizar mecanismos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Interna - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Externa ao Programa - 1674905 - MARISA NARCIZO SAMPAIO
Externa à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa à Instituição - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 26/10/2020 17:57
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