Banca de DEFESA: ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
DATA : 03/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/mce-gpgs-wdi

As Representações Sociais de professores supervisores do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da UERN acerca da docência

Docência. Representações Sociais. Saberes da experiência. Estágio Supervisionado.

A docência se constitui no trabalho educativo, realizado a partir de práticas interativas de base epistemológica, social, cultural e profissional. A compreensão de docência que alicerça este trabalho ultrapassa a visão da profissão como ação técnica e reducionista, que enxerga o professor apenas como um executor de tarefas. Sobremaneira, reconhecemos que, para atuação na Educação Básica e/ou Ensino Superior, o professor precisa de uma formação específica que possibilite interação com os conhecimentos basilares à prática pedagógica. Considerando tais premissas, objetivamos, com esta tese, identificar a representação social de professores supervisores acadêmicos e professores supervisores de campo que acompanham estudantes do curso de Pedagogia em Estágio Supervisionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) acerca da docência. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenciada na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998, 2001). Para compreender a expansão do conhecimento sobre nosso objeto de estudo lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da revisão da literatura. No intuito de adentrar no lócus da pesquisa, fizemos uma breve análise do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERN, Campus Central. Do ponto de vista empírico, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras com dois grupos de sujeitos que compõem a pesquisa: professores supervisores de campo; professores supervisores acadêmicos. Esses dados foram analisados a partir das inferências (BARDIN, 2011) e organizadas no padrão da Espiral de Sentidos, desenvolvida por Elda Melo (2019). Ainda utilizamos a técnica de grupo focal com os professores supervisores de campo, a partir da categorização por critério semântico, por meio de descritores de análise (BARDIN, 2011). Com o grupo de professores supervisores acadêmicos realizamos entrevista semiestruturada, categorizando os dados por meio dos referentes (BARDIN, 2011). Os resultados foram analisados por grupo, permitindo-nos observar a presença de representações sociais distintas, mas com traços em ambos os desenhos simbólicos sobre a imagem da docência no contexto de atuação. Concluímos, portanto, que a representação social dos grupos investigados está relacionada ao processo formativo e à história de vida, bem como nas interlocuções destes com os saberes da experiência (JODELET, 2015), que se fundam nas relações entre conhecimentos científicos e do senso comum.

Externo à Instituição - JOSÉ BELTRAN LLAVADOR
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA