Banca de DEFESA: ADRIANA DE VASCONCELOS CAVALCANTE

DISCENTE : ADRIANA DE VASCONCELOS CAVALCANTE
DATA : 31/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/mbc-dwue-kht

ESCOLA FREINET-NATAL RN PRÁTICAS E CONCEPÇÕES POLÍTICA E SOCIAL NO PROCESSO EDUCATIVO DOS ESTUDANTES DO 9º ANO - ANOS FINAS (2018 A 2020)

Cooperativismo, Pedagogia Freinet, Práticas Pedagógicas, Política.

Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas e concepções políticas e sociais que nutrem a educação dos alunos do 9º ano dos anos finais na Escola Freinet em Natal/RN – Brasil, circunscrevendo-se o estudo ao período de 2018 a 2020. Nosso objetivo é compreender a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês Célestin Freinet e do pensamento político de Paulo Freire, ao nutrir a educação dos alunos em uma turma do 9º ano dos anos finais do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, é o fazer discente e docente, e em como os alunos podem criar as concepções de política e de sujeito atuante de forma concreta através das práticas pedagógicas e dos processos sociais que acontecem cotidianamente. Nesse sentido, voltamos nosso pensamento durante os estudos para a reflexão acerca da concepção de cooperação e de Escola Moderna de Célestin Freinet (1969); e para o pensamento político e de Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire (2002). Buscamos trazer para o debate, o mais próximo possível, da sua globalidade a reflexão importante acerca da aproximação de Célestin Freinet e Paulo Freire quanto a busca constante por oferecer educação popular e de qualidade, para a formação do sujeito crítico através das práticas da Educação pelo trabalho e da Educação como prática da liberdade. No decorrer desta artesania destacamos os aspectos relevantes para o tear rigoroso que a elaboração de um trabalho acadêmico exige. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto de estudo pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos, entrelaçando-se o material empírico com a teoria, trazendo para o debate como ocorre o funcionamento da escola desde a sua constituição até os seus princípios fundantes. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. Ouvimos com cuidado os nossos protagonistas os alunos do 9° ano. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, algumas necessidades e olhares importantes que a pesquisa revelou e que possa trazer relevância para a escola e para futuras pesquisas.

Externa à Instituição - BRUNA TARCILIA FERRAZ - UFRPE
Externa à Instituição - DANIELA DIAS DOS ANJOS - USF