Banca de DEFESA: EDEN ERNESTO DA SILVA LEMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDEN ERNESTO DA SILVA LEMOS
DATA : 09/07/2020
LOCAL: https://estudo.live/eden

A CRIAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL (1982 a 1987)

Conselho Escolar. Mobilização Social. Participação.

Esta tese tem como objeto de estudo a criação dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino de Natal circunscrevendo-se o estudo, ao período de 1982 a 1987. Objetivamos compreender o processo de criação dos Conselhos Escolares em Natal; para tanto, assumimos a seguinte questão de tese: Quais as dimensões sóciohistóricas do processo de criação dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino de Natal-RN? Nessa perspectiva, assumimos um método que articula duas dimensões: complexificação da consciência e mergulho nos aspectos do objeto de estudo. Complexificamos nossa consciência durante os estudos, dialogando com a concepção de história de Gaddis (2003); o pensamento Sertânico de Barbosa Junior (2017); a complexidade de Morin (2002); a multirreferencialidade de Ardoino (2012) e o decolonial de Grosfoguel e Castro-Gómez (2007).  Mergulhamos nos aspectos do nosso objeto de estudo, por meio de diversas fontes históricas. Essas fontes podem ser classificadas como orais e documentais. As orais advieram de entrevistas com seres humanos que participaram dessa Mobilização Social. As documentais foram “dessoterradas” ao longo da jornada-pesquisa e se constituíram, principalmente, de Leis, cartazes, cartilhas, panfletos, matérias jornalísticas e brochuras. As leituras e as fontes me possibilitaram construir aspectos da história de criação dos Conselhos Escolares da RMEN e, ao mesmo tempo, vivenciar uma pesquisa que me levou a compreender como esse fenômeno da Educação do Município de Natal é complexo e multidimensional na sua “vastidão”. As evidências nos ajudaram a compreender que a Mobilização Social de profissionais da educação e estudantes secundaristas da RMEN, se constituem na dimensão principal da gênese do Conselho Escolar na RMEN, entre os anos de 1982 e 1987.

Interna - 6396421 - ANDREIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Externo à Instituição - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA - UERN
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Interna - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA