Banca de DEFESA: MARCELO DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE : MARCELO DOS SANTOS BEZERRA
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas - Centro de Educação

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DO NATAL-RN

Robótica educacional. Formação docente. Representação social. Núcleo central. Espiral de sentidos.

Este trabalho objetiva analisar as representações sociais da robótica educacional dos professores do Ensino Fundamental da rede de ensino pública da cidade do Natal, estado do Rio Grande do Norte. Diversos estudos atestam que o uso da robótica educacional nas práticas pedagógicas contribui para qualificar o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos escolares. Desde meados dos anos 1990, a robótica educacional tem sido implantada em algumas escolas públicas no Brasil. Entretanto, percebe-se que a formação inicial docente, ainda, não acompanha essa realidade, postergando para a formação continuada o conhecimento necessário para o professor aplicar esta tecnologia em sua prática pedagógica. Buscou-se nesta pesquisa, pontuar as principais características da robótica educacional na formação continuada docente. Nesse sentido, sabe-se que desde criança, essa ideia com as características dos robôs povoa o nosso imaginário. Contudo, bem diferente do imaginário, os robôs estão presentes em diversos setores da sociedade e a escola é um destes espaços. Por meio da Teoria das Representações Sociais, bem como da Teoria do Núcleo Central buscou-se compreender como estes professores representam a robótica educacional. No percurso metodológico, utilizou-se para a coleta dos dados o Teste de Associação Livre de Palavras, o questionário e a entrevista semiestruturada para caracterização do universo da pesquisa. O tratamento dos dados foi realizado com a ajuda do software Excel e a análise por meio do método Análise Categorial de Conteúdo. O uso dessa combinação, métodos e técnicas, possibilitou a apreensão dos aspectos quantitativos e qualitativos, cujas contribuições e validações evidenciaram a existência da representação social da robótica educacional como: criatividade, desafio e aprendizagem. Sabe-se que este estudo não esgota em si as possibilidades de explicar as dinâmicas contidas nesta representação, no entanto, é salutar reconhecer a importância das reflexões que se encontram neste trabalho.

Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO