Banca de DEFESA: JOSÉ DANILO DA SILVA VIANA

DISCENTE : JOSÉ DANILO DA SILVA VIANA
DATA : 27/02/2020
LOCAL: Auditório 2 do PPGEd - NEPSA II

AS VOZES DO ESQUECIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EU QUERO SER GENTE!

Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Histórias de vida; Pessoa Idosa.

Este trabalho discute histórias de vida dos educandos idosos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e sua relação com o processo de inserção nesta modalidade de ensino. Objetivou-se, com essa pesquisa, compreender por que as pessoas idosas buscam a Educação de Jovens e Adultos. As motivações para a pesquisa surgiram das experiências formativas durante e após o curso de Pedagogia. Pautou-se nas ideias de Marie-ChristineJosso (2007), Inês Bragança (2012) e Passeggi e Souza (2017) para a fundamentação da investigação a partir das histórias de vida e as contribuições acerca a pessoa idosa vieram de Lenoir (1996), Pereira (2012), Papaléo Netto (1996). Para discutir os elementos presentes nas narrativas, recorremos a Costa (2010), Brito, Arruda e Contreras (2015), Rocha (2014), Freire (1979), dentre outros.Procura-se refletir, a partir dos dados legais, o lugar da pessoa idosa e sua compreensão social, por meio de suas especificidades e do direito à educação. Através das entrevistas narrativas, analisa como as trajetórias de vida colaboram para o contexto educativo que os idosos educandos se encontram hoje. Buscou-se, através das entrevistas narrativas, entender e valorizar as histórias de vida dos educandos idosos da modalidade. Com as narrativas biográficas dos sujeitos educandos, tornouse possível compreender como as condições sociais influenciaram para o não contato dos sujeitos com a escola nos primeiros anos de vida, e como a escola é tida, nesta fase da vida, como um caminho de esperança pelo fato de atendê-los e inseri-los em práticas dialógicas e de sentido para a vida.

Presidente - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Externa à Instituição - EDNEIDE DA CONCEICAO BEZERRA - IFRN
Interna - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN