Banca de DEFESA: JEANE LOPES DA SILVA

DATA : 27/02/2020
LOCAL: Sala de Multimeios 02 – Centro de Educação – UFRN

CONSELHOS ESCOLARES Por uma alfabetização democrática

Conselhos Escolares. Gestão Participativa. Alfabetização Democrática. Bem-Pensar.

O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Os interlocutores teóricos para esta reflexãosão: Paulo Freire, Edgar Morin, Marta Pernambuco, Mia Couto e Conceição Almeida. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Presidente - 282.302.644-49 - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Interna - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA