Banca de DEFESA: RÔMULO ALEXANDRE SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÔMULO ALEXANDRE SILVA
DATA : 31/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II - UFRN
TÍTULO:
MATEMÁTICAS A ENSINAR E PARA ENSINAR EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO

PALAVRAS-CHAVES:
História da Matemática para o Ensino; Pesquisa em História da Matemática; Ensino de Matemática; Matemáticas a Ensinar. Matemáticas para Ensinar.

PÁGINAS: 235
RESUMO:
O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.

MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Interno - 3007926 - FREDY ENRIQUE GONZALEZ
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interna - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Externo à Instituição - MIGUEL CHAQUIAM - UEPA
Externo à Instituição - RAFAEL JOSÉ ALVES DO REGO BARROS - IFPB
Notícia cadastrada em: 09/01/2020 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao