Banca de DEFESA: LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA
DATA : 17/12/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

QUADRO DE ESCUTA: UM DISPOSITIVO DE MEDIAÇÃO BIOGRÁFICA

Pesquisa (auto)biográfica. Mediação biográfica. Quadro de escuta.

A pesquisa (auto)biográfica é um campo de estudos que apresenta especificidades epistemológicas inerentes à utilização e à valorização de materiais biográficos. Nesse contexto, o quadro de escuta desenvolvido por Cunha (2014) caracteriza-se como um dispositivo de mediação biográfica, possibilitando tanto a escuta orientada quanto a observação das operações mentais desencadeadas pela história do outro. A aplicação do quadro de escuta evidenciou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre as potencialidades metodológicas e pedagógicas desse dispositivo. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial pedagógico e metodológico do quadro de escuta em grupos reflexivos de mediação biográfica. A fundamentação teórica se baseou, especialmente, nos estudos de Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) e Passeggi (2008; 2010; 2011) sobre ateliês biográficos, projetos de vida, pesquisa-formação e grupos reflexivos. O processo metodológico foi materializado por meio do Laboratório de Aprendizagem e Qualidade de Vida – LAQVi, que consistiu em um curso de formação para 06 (seis) estudantes concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. No LAQVi, os dados qualitativos foram gerados por meio da construção de quadros de escuta, projetos de vida, quadros hermenêuticos e sínteses reflexivas compostos e/ou elaborados pelos participantes. As análises foram realizadas a partir da reconstituição do percurso de um dos participantes cujos quadros de escuta são apresentados integralmente e problematizados com os projetos de vida, com os quadros hermenêuticos e com as sínteses reflexivas em comparação com as produções dos outros cinco participantes, subsidiando a tese de que o quadro de escuta é um dispositivo de mediação biográfica que contribui para a compreensão de si e para a constituição de projetos de vir-a-ser. Os resultados demonstram que o quadro de escuta oportuniza a elaboração e a ampliação de referenciais, a unificação e a integração de construções provisórias de si e dos próprios interesses de conhecimento e, por conseguinte, dos projetos de vida, possibilitando a reflexão e a evolução do pensamento sobre si, o outro e o mundo. Por fim, o quadro de escuta demonstra ser promissor em diferentes contextos da educação formal e da pesquisa científica em campos diversos.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO - UFRPE
Externa à Instituição - ECLEIDE CUNICO FURLANETTO - USP