Banca de DEFESA: JOSIELLE SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIELLE SOARES DA SILVA
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB): UMA ESTRATÉGIA DE COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA OU CONSOLIDAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO MERCANTIL?

Política educacional. Educação Superior. Internacionalização. Cooperação internacional.

A tese presente tem por objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Parte-se do pressuposto de que com a Unilab o Brasil procura se projetar regional e internacionalmente como um importante parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP a partir de uma política externa do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) que buscou uma maior inserção internacional do Brasil. Assim, entende-se que a Unilab faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de relações políticas e econômicas, com a finalidade de consolidar o Brasil enquanto potência emergente no cenário internacional. Para a realização desse trabalho, o caminho metodológico escolhido foi a abordagem histórico-dialética, comprometida com uma visão crítica e transformadora. Como procedimentos técnicos foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes da Unilab. A revisão bibliográfica possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam a análise dos dados levantados, como a cooperação internacional de forma geral e de forma mais particular no Brasil e entre ele e os membros da CPLP, cooperação sul-sul e internacionalização da educação superior. As entrevistas foram realizadas com os segmentos que fazem parte da realidade institucional da universidade e teve como eixos: a organização e visão da internacionalização por parte dos gestores e professores e discentes, a atuação docente no contexto de uma instituição internacional e a vivência acadêmica de discentes brasileiros e estrangeiros. Quanto à visão de internacionalização da Unilab, sob o ponto de vista dos gestores, constata-se que não há um entendimento institucional definido do que seja a internacionalização, o que leva a uma visão bastante limitada e reducionista acerca do tema. A partir das entrevistas com os professores, foi possível constatar que existe a falta de compreensão da comunidade acadêmica dos objetivos de internacionalização e integração a que a instituição se propõe, o que dificulta as relações no âmbito acadêmico, mas há, entre os docentes entrevistados clareza da importância e contribuição da instituição no compartilhamento do conhecimento no contexto da cooperação solidária. As entrevistas com os discentes revelaram dificuldades na integração entre estrangeiros e brasileiros, tendo em vista obstáculos com a língua, além de problemas com a discriminação racial. A pesquisa indica que o Brasil, a partir do governo de Luís Inácio Lula da Silva, desenhou um papel mais ativo no cenário internacional enquanto uma potência geopolítica regional. No âmbito da internacionalização, a Unilab apresenta em seus documentos uma atuação voltada para a cooperação solidária, porém as relações com os países parceiros podem possuir teor comercial no âmbito da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior-RIPES.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN