Banca de DEFESA: ANA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA FLOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA FLOR
DATA : 06/12/2019
LOCAL: Auditório do NEPSA I - UFRN

O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO RN - SIGEDUC, E A ESCOLA VIRTUAL COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO

Tecnologias Digitais, Tecnologias Educacionais, SIGEduc, Escola Digital.

As tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais e na área de educação, o cenário não é diferente. Esta tese buscou descrever todo o processo de criação e implantação do Sistema Integrado da Educação – SIGEduc na rede estadual de ensino, propondo a ampliação do módulo Escola Virtual com ênfase em um viés pedagógico. Elegemos como objetivo dessa tese, contribuir para a melhoria da educação da rede pública estadual utilizando-se de ferramentas digitais que propiciem a construção coletiva do conhecimento, mas também permitam o acesso a informações relevantes para a prática docente. Para isso, é necessário: Identificar lacunas na Escola Virtual do SIGEduc que prejudicam o processo ensino-aprendizagem; Ampliar o espaço pedagógico da Escola Virtual do SIGEduc, por meio da inserção de novas ferramentas digitais, que sejam interativas e dinâmicas; Propiciar aos professores indicadores avaliativos e relatórios pedagógicos dos alunos através da funcionalidade denominada de “observatório da vida do estudante”; Correlacionar os conteúdos ministrados dos professores com a BNCC gerando indicadores e percentuais que auxiliem na prática pedagógica do professor; e realizar a predição referente à EVASÃO do ano letivo atual, através de Inteligência Artificial, como forma de prevenção, para que os professores atuem junto à coordenação pedagógica da escola e diminuam o índice de abandono dos alunos. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos uma proposta de cunho qualitativo, utilizando o método de Estudo de Caso. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003) e Marcelo Garcia (2001); sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012).

Externa à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB
Externo à Instituição - ANTONIO MANUEL ROCHETTE CORDEIRO - UC
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externa à Instituição - EMÍLIA MARIA DA TRINDADE PRESTES - UFPB