Banca de DEFESA: MARIA CLARA PEREIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA PEREIRA SANTOS
DATA : 28/11/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO SENSÍVEL COMO LUGAR DE DESCOBERTA DA IMAGINAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Cornelius Castoriadis; imaginação; autonomia; educação sensível.


PÁGINAS: 353
RESUMO:

O propósito dessa tese é apresentar a imaginação em sua dimensão radical, expondo-a como um meio formativo emancipatório, dados os elementos que a caracterizam e que foram silenciados pelo processo de subalternização da mesma à razão instrumental. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: problematizar as instituições que formam a imaginação em sua dimensão subalternizada; localizar os deslocamentos de sentido pertinentes à imaginação em sua radicalidade no processo de marginalização da imaginação, fazendo uso da obra de Cornelius Castoriadis; mostrar a pluralidade dimensional da relação humano/mundo no seu fazer-ser, dando ênfase aos elementos libertadores da criatividade deslocadora; demonstrar a relação da imaginação com a educação que se propõe formar para a autonomia; apresentar o que seria uma educação sensível. A metodologia foi estruturada a partir de orientações teóricas filosóficas pertinentes às obras de Cornelius Castoriadis e de Theodor Adorno. Desse último, usamos mais especificamente a problematização sobre o que seria o não-conceito e a constelação de sentido como motores da deslocação de sentidos que viessem a facilitar a localização dos espaços de visibilidade da imaginação em suas fendas não subalternizantes. Já no caso de Castoriadis, foi usado todo o sentido orientador que visa indicar como proceder uma problematização expositora da tecedura institucional em sua face magmática. Tais orientações auxiliaram na montagem de um metaespaço problematizador historiográfico crítico-reflexivo que trouxe à tona a dimensão da imaginação em sua radicalidade formativa deliberativa reflexiva. Como aspectos conclusivos, ressaltamos a contribuição da pesquisa para a construção de uma educação voltada para a autonomia, ao deslocar o sentido formativo de tal modo que expõe um novo horizonte possível para o lugar da imaginação em uma educação sensível, tornando perceptível a urgência da liberação da criatividade coletiva como meio da promoção de uma realidade plural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externa à Instituição - HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO - UERN
Externo ao Programa - 1149571 - JAIME BIELLA
Externo ao Programa - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interna - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Externa à Instituição - MARIA SIMONE MARINHO NOGUEIRA - UEPB
Externa à Instituição - MIRTES MIRIAM AMORIM MACIEL - UFC
Notícia cadastrada em: 26/11/2019 10:10
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