Banca de DEFESA: SANDRA CRISTINA BEZERRA DE BARROS

DISCENTE : SANDRA CRISTINA BEZERRA DE BARROS
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CANDIDATOS À UFRN NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM NO PERÍODO DE 2013 A 2016

Redação. Texto argumentativo. Enem. Educação.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem e dos resultados encontrados por pesquisadores relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e sugerimos a realização de estudos acerca de processos formativos que capacitem os professores a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.

Interna - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externa à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES