Banca de DEFESA: ANNE CRISTINE DA SILVA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE CRISTINE DA SILVA DANTAS
DATA : 28/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

DE BACHAREL A PROFESSOR: O SER DOCENTE NO ENSINO UNIVERSITÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do Docente Bacharel. Docência Universitária. Ensino Superior


PÁGINAS: 129
RESUMO:

A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externa à Instituição - LAÊDA BEZERRA MACHADO - UFPE
Interna - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 20/08/2019 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao