Banca de DEFESA: MAÍRA DAL'MAZ PINHEIRO

DISCENTE : MAÍRA DAL'MAZ PINHEIRO
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

EGRESSOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA E SITUAÇÃO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Educação Superior. Inclusão. Mercado de Trabalho

A inclusão em contextos escolares parte da ideia de garantir o direito ao acesso de alunos com alguma necessidade educacional especial a qualquer nível de ensino. No entanto, garantir o acesso à educação é uma parcela mínima do trabalho a ser desenvolvido quando se fala, também, em permanência e sucesso: os maiores desafios das instituições escolares. A inclusão na Educação Superior se dá mediante à superação de outros níveis de ensino, como o ensino infantil, fundamental e médio, sendo resultante desse percurso. A trajetória de estudantes com deficiência, na universidade, é marcada pelo estigma da deficiência, que antecede o das potencialidades. Nesse sentido, como objetivo da Educação Superior é formar sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, há a hipótese de que essa estigmatização também acompanhe esse sujeito com deficiência na busca pelo emprego. Diante dessa hipótese, esse trabalho tem como objetivo geral analisar a situação dos egressos com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à inserção no mercado de trabalho; a partir de objetivos específicos, que são: Caracterizar os egressos com deficiência participantes da pesquisa; avaliar, sob a ótica dos egressos com deficiência, a contribuição da formação acadêmica durante a graduação para o mercado de trabalho; e verificar como os egressos com deficiência estão inseridos no mercado de trabalho. Essa pesquisa é exploratória e descritiva (GIL, 2000), com abordagem mista quali-quantitativa (CRESWELL, 2010), através do instrumento do questionário online, por meio da plataforma Formulários Google, aplicado com os egressos com deficiência formados no período de 2011 a 2017. Foi, também, realizada uma entrevista semiestruturada com o gestor responsável pelo acompanhamento de egressos da instituição. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1979), a partir das categorias: formação acadêmica, inclusão na educação superior e inserção no mercado de trabalho; e da estatística descritiva. Finalizamos esse estudo apontando alguns resultados. No período do recorte temporal, formaram-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55 pessoas com deficiência, das quais 32 responderam ao questionário. A universidade precisa estar atenta para uma formação que de fato prepare o discente para se inserir no mercado de trabalho, com competências e habilidades que exige sua profissão e levando em consideração as diversidades inerentes à condição humana. Ademais, os egressos com deficiência estão, em sua maioria, inseridos no mercado de trabalho em instituições públicas e, em boa parte, trabalhando em sua área de formação. A partir das respostas, universidade deve pensar estrategicamente na orientação profissional de seus discentes, preparando-os para a transição e garantindo o contato com o mundo do trabalho e com práticas profissionais durante a formação acadêmica. É, ainda, fundamental que as políticas institucionais de acompanhamento de egressos sejam mais articuladas e efetivas, uma vez que apresenta fragilidades na sua implementação.

Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externa ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN