Banca de DEFESA: ELAINE CAROLINE DE MACEDO

DISCENTE : ELAINE CAROLINE DE MACEDO
DATA : 22/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA: PROPOSTA DE FORMAÇÃO COLABORATIVA SOBRE TEA PARA DOCENTES DO IFRN

Autismo. Educação Profissional. Ensino Superior. Formação de professores. Educação Especial.

É crescente o número de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em instituições de ensino superior e profissional. Esse fenômeno é atribuído, dentre outros fatores, à ampla legislação nacional que garante a esses jovens o direito à educação regular. A despeito do acesso, dados de pesquisas destacam elementos que dificultam a permanência e o êxito acadêmico dessa população nas referidas instituições. Destaca-se, dentre eles, a falta de preparação docente para receber esse alunado. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa de consultoria colaborativa para capacitação de docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre o processo de ensino e aprendizagem de educandos com TEA. O estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação colaborativa, foi dividido em 03 fases: na primeira etapa, foi realizado um levantamento do conhecimento e das demandas formativas de 48 professores da instituição sobre o TEA, assim como analisada a percepção de dois alunos autistas sobre seu processo de escolarização . Na segunda etapa foi ofertado um curso de capacitação, dividido em dois módulos, para 37 docentes. Por meio de entrevistas e questionários aplicados na terceira fase do estudo, foram avaliados os ganhos de conhecimento e mudanças nas práticas de ensino, tanto do ponto de vista dos professores, quanto dos alunos. Os resultados desse estudo sinalizam ações que favorecem a inclusão social e educacional de alunos com TEA em instituições de ensino superior e profissionalizante.

Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externo à Instituição - FRANCISCO DE PAULA NUNES SOBRINHO - UERJ