Banca de DEFESA: MARIA DA GUIA SOUZA

DISCENTE : MARIA DA GUIA SOUZA
DATA : 22/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

AUTISMO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COLABORATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES

Autismo. Educação Infantil. Consultoria colaborativa. Inclusão

Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação de professores, que se mostram despreparados para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente estudo foi desenvolver, implementar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção, de cunho colaborativo, nas práticas pedagógicas de uma professora da EI, que atuava com um aluno de 4 anos, diagnosticado com TEA. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Por meio de um delineamento multi-método, envolvendo a coleta, análise e integração de dados de natureza qualitativa e quantitativa foram avaliados os efeitos do programa no comportamento mediador da professora e desempenho acadêmico e funcional da criança. Aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento e organização de estratégias de ensino, às condições e adequações realizadas na escola, bem como, formação continuada de professores.

Externo à Instituição - CATIA CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER - UERJ
Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externa ao Programa - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externo à Instituição - LEILA REGINA DE PAULA NUNES - UERJ