Banca de DEFESA: MARIANE DE ARAÚJO SOARES

DISCENTE : MARIANE DE ARAÚJO SOARES
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Sala de Multimeios 02 - Centro de Educação

O ESPELHO TEM DUAS FACES: REFLEXO DO PAPEL DE PAIS E PROFESSORES NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Inclusão Escolar. Família. Escola. Estudantes cegos.

A interação entre família e escola é fator primordial para o bom desempenho do estudante público alvo da Educação Especial, uma vez que ela contribui de maneira positiva para a efetivação dos princípios balisares da inclusão escolar. Porém, para que realmente tal interação ocorra e as crianças possam ter avanços significativos em seu desenvolvimento, se faz necessário que pais e professores comunguem de concepções positivas em relação à condição biológica e capacidades de aprendizagem dos estudantes. Esta investigação parte da seguinte questão norteadora: Como pais e professores de uma escola pública de Natal/RN percebem o papel de cada um no processo de escolarização de estudantes cegos? Tecemos o nosso estudo considerando a abordagem qualitativa e descritiva (TRIVIÑOS,1987), por meio da pesquisa do tipo exploratória (GIL,2008), tendo como método o estudo de caso (YIN, 2001). Busca-se analisar a percepção de pais e professores sobre o papel de cada um e de si mesmos no processo de inclusão escolar de estudantes com cegueira. Para a construção dos dados utiliza-se a entrevista semi-estruturada (MANZINI, 2004), aplicada com duas mães de estudantes cegos matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e com seis de seus professores. A análise dos dados se deu considerando os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados do estudo mostram que a relação entre pais e professores teoricamente precisa ser articulada entre si para que possa haver um bom desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes cegos envolvidos no processo escolar. Porém, na escola, campo de pesquisa, o contato entre as mães de tais estudantes e os professores ainda é muito fragilizado. Faz-se necessário que toda a equipe escolar estreite os laços com as famílias, através de formações, conversas individuais, oficinas, feiras culturais para que o elo entre família e escola seja consolidado e praticado no cotidiano escolar.

Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE - UEPB
Interna - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS