Banca de DEFESA: RAPHAEL LACERDA DE ALENCAR PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL LACERDA DE ALENCAR PEREIRA
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório 01 - Térreo - NEPSA II

A UNIVERSIDADE FLEXÍVEL: REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DO BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UFRN

Reestruturação e Expansão; Bacharelados Interdisciplinares; Flexibilidade Acadêmico-Curricular.

O presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de reestruturação e expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intensificados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e sua materialização no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), especificamente, na ampliação da oferta e na flexibilidade acadêmico-curricular desse curso de graduação interdisciplinar no Instituto Metrópole Digital (IMD). Para realizar a pesquisa buscando uma aproximação à abordagem histórico-dialética, comprometida com uma reflexão crítica e transformadora, foram utilizados, entre os procedimentos técnicos, a revisão de literatura, a análise documental e entrevistas semiestruturadas aos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). A revisão bibliográfica permitiu aprofundar conceitos importantes sobre a temática, priorizando conteúdos referentes a estudos relacionados aos modelos tradicionais de universidade e reforma universitária, reestruturação e expansão das universidades federais brasileiras e a reconfiguração da UFRN nas últimas décadas. A análise documental considerou importantes diretrizes internacionais e nacionais que influenciaram as políticas de educação superior brasileira, enquanto que a utilização de entrevistas semiestruturadas revelou as contradições da realidade institucional a partir do discurso dos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). Esse processo investigativo vem indicando, no que se refere à reestruturação e expansão da UFRN, que a adesão ao REUNI ocasionou diversas modificações institucionais com a intensificação de mudanças para uma concepção de gestão organizada com base em acordo de metas, indicadores de desempenho e avaliação vinculada ao repasse de recursos. Para alcançar as ambiciosas metas do REUNI (2008/2012), pactuadas para os cinco anos de vigência do programa, foi essencial uma reestruturação institucional que possibilitasse várias ações como a expansão das vagas, criação de cursos novos (noturnos, a distância, bacharelados interdisciplinares) e um significativo aumento da relação de alunos por professor, evidenciando a racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes. Nesse contexto, como legado institucional, foi implementado o novo modelo de formação em regime de ciclos com duração de três anos, permitindo a formação de um “bacharel generalista” apto a ingressar no mercado de trabalho, complementar sua formação profissional ou realizar uma pós-graduação (formação de 2º e 3º ciclos). Esse modelo de graduação interdisciplinar, adotado no Bacharelado em Tecnologia da Informação (IMD/2012), promove uma ressignificação do atual modelo de universidade intensificando as estratégias de reestruturação e expansão por meio da flexibilidade acadêmico-curricular, defendendo o discurso de inclusão digital e da cultura do empreendedorismo para a construção de um polo tecnológico imbricando, nos espaços acadêmicos da UFRN, os setores público e privado.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN